Período crítico de risco de incêndios prorrogado até ao final do mês

Período crítico de risco de incêndios prorrogado até ao final do mês

Foi prorrogado até 31 de outubro o período crítico no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta contra Incêndios. O período, que em condições meteorológicas normais, acabaria a 30 de Setembro e que, este ano, já recebeu dois alargamentos, o primeiro até ao passado domingo e, agora, até ao final do mês.

Assim sendo, continuam proibidas a realização de queimadas, fogueiras, queima de sobrantes agrícolas, fumar ou fazer qualquer outro tipo de ignição em espaços florestais ou imediações do mesmo, assim como também não é permitido fumigar ou desinfestar apiários sem dispositivo de retenção de faúlhas.

Nos trabalhos ou outras atividades que aconteçam em todos os espaços rurais e com eles relacionados, é obrigatório que todos os tractores, veículos pesados e máquinas tenham sistema de retenção de faúlhas, faíscas ou tapa-chamas e estejam equipados com os extintores adequados ao peso da viatura.

Também continua interdito o lançamento de balões com mecha acesa ou outro tipo de foguetes.

Quanto à meteorologia, a chuva deve ficar até sexta-feira na maioria dos concelhos do distrito de Bragança. Para já, não há previsão de precipitação para a próxima semana, no entanto, as temperaturas vão estar mais baixas, principalmente as mínimas, segundo informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Escrito por ONDA LIVRE

Relacionados