São Martinho comemorado com desporto no concelho de Macedo

São Martinho comemorado com desporto no concelho de Macedo

Pesca, velocidade e castanhas assadas. Foi desta forma que o Clube de Caça e Pesca de Macedo de Cavaleiros assinalou o São Martinho com o Concurso de Pesca Desportiva do Achigã e do Lúcio e ainda com a Prova de Radiomodelismo de São Martinho.

O dia começou cedo para os amantes da velocidade com carros telecomandados de pequenas dimensões.

A pista de Radiomodelismo do clube de caça e pesca ainda é a única no distrito de Bragança, e, embora ainda não esteja adaptada para receber provas oficiais, é uma modalidade que cada vez atrai mais praticantes, como refere Edgar Fragoso, responsável da Secção de Radiomodelismo do Clube de Caça e Pesca de Macedo de Cavaleiros.

Icone ouvir radio_novo

“Todos os anos fazemos um convívio de radiomodelismo onde vêm os nossos pilotos aqui da região, de Mirandela, Bragança, Vinhais. Tem havido um aumento de participantes. É claro que não é um desporto fácil nem é um desporto barato mas tem havido um aumento de participantes. Temos feito alguns melhoramentos, fizemos já uma alteração do traçado, precisamos ainda de fazer alguns obstáculos que ainda não estão e depois aumentar o espaço de box para poder acolher mais participantes. Depois aí poderemos pensar em candidatar-nos a provas oficiais. Pelo menos duas ou três vezes por ano fazemos assim um encontro mais a sério ainda sem ser a nível competitivo.”

Já a pesca começou só depois de almoço.

Entre os pescadores encontramos quem fosse da terra nas também quem viesse de outras zonas do país para tentar a sorte nas águas do Azibo. E no final do dia, fossem muitos ou poucos os peixes, o que realmente importa é o convívio.

Icone ouvir radio_novo

“Chegamos aqui era uma e meia, até agora sempre a corre aqui a barragem de um lado ao outro a ver se conseguimos tirar algum lúcio.

Já alguma vez apanhou algum lúcio? Já. 

E qual é o peixe que aparece com maior frequência? Aqui é o achigã e o lúcio.

É o segundo ano.

É um ótimo sítio, tem boas condições e bons sítios para pescar.

Este concurso? Está com boas expetativas? Pelo menos em último lugar já sei que vou ficar se não tirar nenhum peixe.

Houve também quem viesse da zona do Porto, mais concretamente do Futebol Clube de Parada de Todeia, com quem o Clube de Caça e Pesca tem uma relação de comparência nas atividades há muitos e que, desta vez, vieram comemorar o São Martinho a Macedo, como refere, Álvaro Pinto, Presidente do Futebol Clube de Parada.

Icone ouvir radio_novo

“É verdade, portanto coincidiu o São Martinho mesmo encostado a nós, ou seja, em Penafiel e estamos aqui também muito felizes, correu tudo bem. Nós começamos a ter uma relação já há muitos anos provavelmente já perto de uma dúzia de anos e assim começamos a ter uma relação daquilo que se chama a partilha do concurso da pesca mas isto foi-se tornando numa relação de amizade. De um saudável convívio de pessoas que são muito altruístas nas suas associações.” 

António Oliveira, presidente do Clube de Caça e Pesca de Macedo de Cavaleiros, aproveitou a ocasião para reforçar a necessidades de uma remodelação no telhado da sede do clube.

Quanto às atividades desportivas, o presidente considera que cabe às direções dos vários clubes trabalhar para que haja cada vez mais gente a tirar partido das potencialidades do nordeste transmontano.

Icone ouvir radio_novo

“Aquilo que eu tinha pedido à anterior Câmara é o que nós precisamos urgentemente que é o telhado. As instalações do clube em princípio está bem servido, eles disseram que vão colaborar e nós esperamos que sim. Nós estamos aqui também para trabalhar. Tratamos de um projeto que não deu. Mas hoje tivemos este convívio onde vieram quase 40 pescadores, é bom porque o pessoal anda um bocado desmotivado. Também não há água, os rios estão sem água. Mas se não houver um bocadinho de vontade, das direções de puxarem pelas pessoas para virem cá ao Nordeste as pessoas não vêm. Se nós não puxarmos pelas pessoas para virem aos concursos não vamos a lado nenhum. Aquilo que eu faço é trabalhar para que as pessoas venha.”

Da parte do município, fica a promessa de contribuir para melhorar as condições daquela sede assim como a criação de parcerias que melhorem as condições da prática de atividades no Azibo, como deixou saber Rui Vilarinho, vereador do desporto da Câmara Municipal.

Icone ouvir radio_novo

“Enquanto forem as melhores condições para as pessoas que vêm por aqui, melhor. Nós queremos sempre a excelência em todas as associações, temos noção que este edifício já tem alguns anos. A promessa é que iremos tentar por todos melhorar estas condições. Se possível fazer mais e melhores parcerias para que consigamos dimensionar espaço, estas modalidades que bem exploradas trazem muitos visitantes à nossa terra e nós temos condições ímpares para a prática da pesca desportiva portanto temos que ser muito criteriosos e atentos a tudo que rodeia. Implementar se necessário um reequilíbrio da fauna, temos predadores no Azibo e todos sabem que desequilibram um pouco a fauna, portanto vamos por todos pensar e executar novas propostas para o Azibo.”

A tradição desportiva do São Martinho pelo Clube de Caça e Pesca de Macedo de Cavaleiros a ser cumprida por mais um ano e a atrair visitantes ao concelho Macedense.

Escrito por ONDA LIVRE

Relacionados

Comentar

css.php