Dia Mundial da Diabetes assinalado em Macedo com caminhada

Dia Mundial da Diabetes assinalado em Macedo com caminhada

14 de Novembro, no dia mundial da diabetes, houve boas notícias. A partir de agora vai ser comparticipado em 85% um novo dispositivo para os diabéticos tipo I para medir os níveis de glicose que evita as picadas diárias. Um aparelho que já existia há cerca de um ano no mercado mas que custava cerca de 120€ por mês a quem o quisesse utilizar.

Na cidade de Macedo este dia não foi esquecido e a ADDB (Associação dos Diabéticos de Bragança) organizou mais uma caminhada solidária à noite onde participaram cerca de 40 pessoas.

Este ano o tema “A mulher e a diabetes pelo direito a um futuro saudável” procurou alertar sobretudo o género feminino, como nos explica Margarida Pires, Presidente da ADDB.

 

Icone ouvir radio_novo

“Não é uma forma de discriminar a questão dos homens ou das mulheres, o que acontece é que está descrito que a mulher tem um papel bastante importante mesmo no cuidado da sua família, no cuidado de ser uma força promotora e de envolver pessoas a aderir a novos estilos de vida saudável; é a razão pela qual é a mulher. Depois sabemos que ainda hoje a gravidez e um dos tipos da diabetes é a diabetes gestacional por isso também fazemos referência que toda a mulher deve ter cuidado com a sua alimentação, a sua saúde porque uma gravidez pode vir a desenvolver diabetes e toda a mulher que desenvolve diabetes na gravidez depois passado cinco ou dez anos é uma potencial diabética também.”

Um dia importante para ser lembrado, sobre uma doença que afeta cada vez mais gente.

 

Icone ouvir radio_novo

“É sempre muito importante, de tão importante que é que se celebra a nível mundial, dia 14 de novembro em que acontece que podemos considerar que a diabetes é uma pandemia a nível mundial, temos números bastante elevados e a nível nacional também.

Convém traçarmos algumas atividades e intervenções nomeadamente caminhadas e fazer referência sempre que o exercício físico, a alimentação saudável são os pontos fortes para o controle ou prevenção da diabetes.”

Nem a noite nem o frio detiveram quem quis participar. Cerca de 4km a pé pela cidade, uma vez que o exercício físico é uma prática fundamental no dia-a-dia e no controlo diário da diabetes.

 

Icone ouvir radio_novo

“É diabético? Não.

É diabética? Sou sim. 

É diabético? Não sou.

Porque é que decidiu participar nesta caminhada hoje? Estou a participar porque é o dia mundial do diabético;

Porque secalhar a união faz a força e assim é uma forma de todos juntos fazermos a diferença e assim sensibiliza mais e chama mais a atenção das pessoas. 

Para começar sou diabético e depois também tenho que ser colaborador da associação e portanto além de fazer bem à saúde dou também o meu exemplo às outras pessoas para que possam fazer realmente exercício.

Venho participar hoje.

Acha que é importante praticar exercício como forma de prevenção e de controlar a diabetes? Sim sim;

Logicamente que sim, o bem-estar à partida físico e mental contribui para a saúde de todos;

Porque o exercício é uma das fontes fundamentais de tratamento.

Pratica exercício físico no seu dia-a-dia? Praticamente faço todos os dias uma caminhada;

Sim sim, todos os dias.

Não teve medo ao frio? Não, a gente a caminhar não tem frio.”

Em Macedo de Cavaleiros há cerca de 1450 pessoas identificadas na ULS com diabetes mas estima-se que haja ainda muitas pessoas com a doença sem ser diagnosticada.

 

Escrito por ONDA LIVRE

Relacionados