Escuteiros do distrito põe técnicas à prova este fim-de-semana em Macedo

Escuteiros do distrito põe técnicas à prova este fim-de-semana em Macedo

Macedo de Cavaleiros recebe este domingo oito grupos de Escuteiros de todo o distrito para o disputar a fase regional do Tecoree, um Torneio de Técnica Escutista que, pela primeira vez, contempla provas por região.

Atividades que acontecem em simultâneo por todo o país e que reúnem, no total, mais de 2000 escuteiros, a compor 330 equipas das quais vão ser apuradas 50 para participar na prova nacional.

João Correia, da organização, explica mais sobre a atividade.

“Vão se realizar provas iguais por todo o país.

Em Macedo de Cavaleiros vai acontecer a eliminatória regional de Tecoree que consiste em 10 provas de técnicas escutistas entre os 14 e os 17 anos, estes que têm a designação de Pioneiros.

As provas têm duração de 20 minutos cada e vão servir para apurar a melhor equipa da região para participar no Nacional , a acontecer em Idanha-a-Nova na altura da Páscoa.

Esta atividade já existe desde 2011, antigamente as equipas eram selecionadas através de um teste e só este ano estão a ser apuradas através de provas regionais.”

E vão ser várias as habilidades postas à prova.

“As provas consistem em várias coisas, por exemplo, há uma prova por apito, temos também o Homógrafo que consiste na transmissão de mensagens por bandeira, depois construções através de amarrações, provas com nós, socorrismo, há várias atividades que incluem diversas técnicas escutistas.”

As provas decorrem das 10h às 17h deste domingo e no distrito de Bragança o local escolhido foi o Complexo Desportivo de Macedo de Cavaleiros, junto ao Quartel dos Bombeiros.

Imagem: Corpo Nacional de Escutas

Escrito por ONDA LIVRE

Relacionados

Comentar