CIM quer alargamento do horário de funcionamento dos centros de saúde

CIM quer alargamento do horário de funcionamento dos centros de saúde

A Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes quer o alargamento do horário de funcionamento dos centros de saúde em períodos como o verão e épocas festivas.

Os autarcas dos nove municípios desta CIM entendem que é necessário reforçar a capacidade de resposta dos serviços prestados em alturas em que a população aumenta e pretendem rever o protocolo celebrado com o Ministério da Saúde em 2007, conforme adiantou Artur Nunes, presidente da CIM Terras de Trás-os-Montes:

“Verificámos que passaram dez anos da assinatura desse mesmo protocolo e nessa verificação tivemos alguma necessidade efetiva de reforçar os centros de saúde durante o período de picos de visitação ao território de Trás-os-Montes. A população aumenta durante o período de férias, durante o período de Natal e Páscoa, nesses períodos temos muitas vezes a duplicação da população nas Freguesias, nos próprios Concelhos. O número de turistas tem vindo a aumentar em todo o território da comunidade o que significa que temos que dar uma resposta efetiva a quem nos visita e aqui reside durante este período de tempo.”

Em 2007, foi assinado um protocolo entre os município do distrito de Bragança e o Ministério da Saúde que definia que em troca da construção de uma rede de serviço pré-hospitalar, da qual fazia parte o Helicóptero do INEM estacionado em Macedo de Cavaleiros, se aceitava reduzir os horários dos centros de saúde

Os representantes da CIM pediram agora ao ministro da Saúde uma reunião para avaliar a possibilidade de reabrir os centros de saúde durante o período noturno:

“Avaliarmos o ponto de situação e vermos qual é o potencial de reabrir os centros de saúde durante o período noturno. Assumimos claramente que aqui existe a questão dos custos; avaliar também o próprio serviço por funcionamento durante o período noturno, ou seja, a sua eficácia ao nível do próprio atendimento, nomeadamente ao nível das consultas abertas, entramos aqui em avaliação e depois prever essa abertura. No entanto, aquilo que fizemos foi pedir ao Sr. Ministro para estar connosco numa reunião e avaliar nestas áreas a que se dizem de Interior e Baixa Densidade onde o envelhecimento é cada vez maior penso que temos de ter uma maior preocupação pelas pessoas e pela saúde das pessoas.” 

A Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes quer ver reforçados os cuidados de saúde, com o alargamento dos horários de funcionamento dos centros de saúde em períodos do ano em que a população aumenta ou em que há maior procura dos serviços.

Dos nove municípios que integram esta Comunidade Intermunicipal, quatro têm assistência 24 horas por dias – Bragança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela que dispõem de unidades hospitalares, e Mogadouro, onde há um Serviço de Urgência Básica. Nos restantes, ou seja, Alfândega da Fé, Miranda do Douro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais, os centros de saúde funcionam até às 22h00.

INFORMAÇÃO CIR (Rádio Brigantia) 

Relacionados