Norte entre as regiões onde há mais pessoas a trabalhar por conta própria

Norte entre as regiões onde há mais pessoas a trabalhar por conta própria
A região Norte do país é a 3ª onde o número de trabalhadores por conta própria se registou maior no 2º trimestre de 2017, com valores acima da média nacional.
Os dados são do Instituto Nacional de Estatística que revela que, de abril a junho de 2017, 16,9 % dos trabalhadores empregados em Portugal o faziam por conta própria, número superior à média europeia que se encontrava nos 14,6%.
Analisando a realidade em cada região em Portugal, o estudo revela que a zona Norte foi a terceira a registar uma maior incidência de pessoas neste regime de emprego, correspondente a 17,6 %, tendo sido apenas ultrapassada pelo Centro, que regista uma média de 21,5%, e pelo Algarve, com 19,3%.
O estudo revelou também que o setor primário domina o topo dos trabalhos e profissões exercidas por estes trabalhadores, seguindo-se a este atividades liagas ao ramo imobiliário.
Quanto às idades, os dados apontam que, em Portugal, a maioria das pessoas que escolhem trabalhar por conta própria está acima dos 65 anos.
Segundo o mesmo estudo, entre 2011 e 2016, o número de pessoas empregadas aumentou em 3,7% entre os países membros da UE, ao passo que o percentual de quem trabalha por conta própria cresceu apenas 1%.
Uma operação estatística que foi realizada pela 1ª vez em todos os estados membros e os dados revelados no início deste ano.

Escrito por ONDA LIVRE

Relacionados

Comentar