Município de Macedo garante já ter reduzido a dívida pública em 1 milhão e meio

Município de Macedo garante já ter reduzido a dívida pública em 1 milhão e meio

Dos 21 milhões de euros que o município de Macedo estima possuir de dívida pública, Benjamim Rodrigues diz terem conseguido reduzir já 1 milhão e meio com o pagamento de faturas pendentes do anterior executivo.

O valor definitivo só vai ser conhecido depois de concluída a auditoria às contas da Câmara que está a decorrer, porém, o autarca considera que, até à data, o desempenho do município tem sido “exemplar”.

“Nós herdamos faturas para pagar na ordem dos 3 milhões e meio, das quais em quatro meses conseguimos reduzir para cerca de 1 milhão e meio e conseguimos uma excelente performance que é de estarmos a fazer pagamentos a fornecedores com atraso de cerca de um mês e meio. Isto torna o nosso Município exemplar, foi uma boa recuperação, uma boa conquista.” 

 

Quanto à dívida à empresa Águas do Norte, que representa cerca de 10,5 milhões de euros do passivo camarário a ser pago em 5 anos, o autarca diz serem prazos que comprometem a capacidade de investimento, e, por isso, estão já a ser renegociados.

“Um compromisso de amortização muito elevado e que nos compromete a capacidade de investimento. Nós estamos agora a tentar entrar no pacote de negociação do contrato feito com o BEI (Banco Europeu de Investimento), que nos permitirá entrar num acordo de pagamento a 25 anos, espero eu. Temos já reuniões agendadas com o Secretário de Estado do Ambiente para tentarmos resolver este problema.”  

 

Revelações feitas na reunião de Assembleia Municipal de Macedo de Cavaleiros que aconteceu esta quarta-feira.

 

Escrito por ONDA LIVRE

Relacionados

Comentar