JSD distrital acusa Governo estar a “roubar” fundos comunitários às regiões menos favorecidas

JSD distrital acusa Governo estar a “roubar” fundos comunitários às regiões menos favorecidas

A Juventude Social Democrata do Distrito de Bragança acusa do Governo de querer desviar fundos comunitários ao abrigo do programa Portugal 2020 que teriam como destino as zonas menos desenvolvidas do país, entre as quais o distrito de Bragança.

Segundo Paulo Afonso, líder da distrital da JSD, a reprogramação que o Governo está a negociar roubaria às regiões menos favorecidas mais de mil milhões de euros para aplicar em mais estações de metro no Porto e Lisboa e na remodelação da linha de comboio de Cascais, com a justificação de que esses empreendimentos trariam retorno positivo às regiões de onde os fundos foram retirados. Uma compensação que a JSD distrital de Bragança afirma que não irá acontecer.

“Portugal, ao abrigo do último quadro comunitário, o Portugal 2020, recebe mais de 25 milhões de euros e muito deste pacote financeiro é devido às regiões menos desenvolvidas. O que se passa atualmente é que o Governo Português se encontra a negociar uma reprogramação deste programa, que ocorre ao abrigo do efeito difusor, o spillover que pressupõe que pode haver esta reafetação com o impacto positivo para os territórios de onde é retirado o dinheiro. No entanto, não vemos na questão da requalificação da linha de Cascais e na expansão do Metro de Lisboa qualquer impacto positivo para estes territórios por isso, não se deveria aplicar.”

Além disso, Paulo Afonso diz saber da existência de candidaturas ao abrigo do mesmo programa que estão a ser recusadas no distrito por falta de capital, quando podiam estar a ser financiadas por esse dinheiro.

“Nós sabemos desde já que algumas candidaturas estão a ser negadas por falta de dinheiro. Ainda não sabemos, ao certo, os programas operacionais regionais que serão alterados com essa negociação e nem todos os  projetos onde serão aplicados na grande Lisboa, mas temos receio de que muito do investimento que seria espectável ocorrer aqui e que faz muita falta a estes territórios, que estão em franca desvantagem para o litoral, não venha a ser aplicado aqui como deveria”

Uma situação que está a preocupar a JSD Distrital de Bragança que, por isso, alertou já várias entidades, europeias e regionais.

“A nosso ver esta situação não pode ocorrer e, nesse sentido, apelamos à União Europeia, através dos Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker , os nossos Eurodeputados, o nosso Comissário Europeu Carlos Moedas, os Comissários responsáveis por estas matérias bem como a CCDRN, a Associação de Municípios, a Associação Nacional de Freguesias e também  aos municípios do Distrito de Bragança e aos nossos deputados para que travem este processo impedindo que haja efetivamente este roubo de dinheiro de zonas menos desenvolvidas para a grande Lisboa, nomeadamente para projetos como a requalificação da linha de Cascais e a expansão do metro de Lisboa, que nada beneficiam estes territórios. “

A JSD Distrital de Bragança a acusar o Governo Português de estar a “roubar” as regiões mais deprimidas do país, nomeadamente o Norte, Centro, Alentejo e Açores, às quais querem retirar mais de mil milhões de euros que lhes eram destinados ao abrigo do programa Portugal 2020, para aplicar nas grandes metrópoles do país, Porto e Lisboa.

Escrito por ONDA LIVRE

Relacionados