Alunos de Macedo vão representar Trás-os-Montes na Nacional das Olimpíadas da Química

Alunos de Macedo vão representar Trás-os-Montes na Nacional das Olimpíadas da Química

O Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros vai representar Trás-os-Montes na fase nacional das Olimpíadas de Química.

No início deste mês conseguiram o 1º lugar da semifinal que foi disputada no Instituto Politécnico de Bragança, onde a competir estiveram também as escolas Emídio Garcia e Abade Baçal de Bragança, e ainda as Escolas de Chaves e Vinhais.

E o ouro que este ano veio para Macedo representa, acima de tudo, o resultado do empenho e da paixão pela ciência que os alunos demonstram, como refere António Teixeira, professor responsável pela participação da escola nas Olimpíadas da Química.

“A aprendizagem também tem esta vertenteda competição, mas que é de salutar. Os alunos gostaram, empenharam-se e está aqui a recompensa, dai o ouro para Macedo de Cavaleiros. Claro que houve colaboração dos professores e da própria instituição, mas o mérito final  é deles, assim como o prazer pela ciência que lhes está patente.”

Segue-se agora a fase de preparação para o nacional, para a qual a equipa já acusa alguma ansiedade.

“Estão bastante ansiosos, porque realmente é uma novidade, mas tudo se vai resolver. Sempre surgiram daqui muitoalunos bons na vertente ciência, sem duvida, já estou aqui nesta escola há muitos anos e sempre houve boa massa cinzenta.”

A equipa macedense, composta por dois alunos do 11º e um do 10º anos, tem agora a responsabilidade de representar Trás-os-Montes e arrecadar o título de campeã na prova nacional das Olimpíadas da Química que acontece dia 12 de maio na Universidade de Aveiro.

Créditos fotografia: Jornal Mensageiro de Bragança

Escrito por ONDA LIVRE

Relacionados

Comentar