Município Macedense tem uma iniciativa pioneira para interagir com as freguesias do concelho

Município Macedense tem uma iniciativa pioneira para interagir com as freguesias do concelho

O Município Macedense tem uma iniciativa que pretende aproximar as Juntas de Freguesia e a Câmara Municipal, optando por uma política de descentralização.

Um programa pioneiro e que consiste em reuniões nas diversas freguesias com a participação dos oito Chefes de Divisão, permitindo conhecer de perto problemas específicos, como explica Benjamim Rodrigues, autarca Macedense.

“O objetivo é duplo. O nosso interesse é ir ao encontro das freguesias e vivenciar as realidades, as dificuldades e em função disso agendar as nossas execuções.  A participação junto das freguesias depende da realidade que a mesma vive. 

Ao mesmo tempo, também era nossa política iniciar uma série de reuniões com a presença de todos os dirigentes, de forma a que, pudesse haver um intercâmbio, ver o funcionamento de cada divisão e perceber o que podemos fazer em conjunto, de forma participativa, criando soluções relativamente às lacunas que existem no concelho.” 

 

A primeira ação aconteceu na passada sexta-feira na Freguesia do Lombo, sobre a qual, Benjamim Rodrigues, faz um balanço francamente positivo.

“Na Freguesia do Lombo, tivemos a presença do Executivo da Freguesia que nos acompanhou e mostrou quais eram as suas aspirações em termos de lacunas. No local apercebemos-nos de algumas dificuldades que é preciso resolver. 

A Freguesia foi muito recetiva, não só pelos habitantes, mas também pelo Executivo, que ficaram muito satisfeitos, assim como nós. Vimos que era uma forma de trabalhar diferente e muito positiva, porque interagimos com as populações e é uma maneira de se constatar no local e não no gabinete, quais são as dificuldades que as Freguesias passam, como problemas de infraestruturas, ação social, ou abastecimento de água. 

O feedback que tenho é muito positivo e vamos continuar a apostar neste projeto.”  

 

Lamalonga, vai ser a segunda Freguesia a receber a deslocação do Executivo Macedense no mês de Maio, em data ainda a definir.

 

Escrito por ONDA LIVRE 

Relacionados