I Volta ao Nordeste começa com um contra-relógio em Macedo de Cavaleiros

I Volta ao Nordeste começa com um contra-relógio em Macedo de Cavaleiros

É já este sábado que o nordeste transmontano recebe a primeira edição da Volta ao Nordeste em Bicicleta.

Uma prova organizada pela Associação de Ciclismo e Cicloturismo de Bragança que começa sábado de manhã com um contra-relógio de 5 km em Macedo de Cavaleiros de onde dão depois início, na parte da tarde, a um percurso de 220 km, percorridos durante dois dias e que finaliza com a chegada a Bragança.

O trajeto contempla a passagem por seis municípios do distrito, mas no futuro a ideia é que abranja mais territórios da região, como refere o presidente da Associação de Ciclismo e Cicloturismo de Bragança, Miguel Monteiro.

“Esta ideia surgiu da Associação de Ciclismo de Bragança porque sentimos a necessidade de organizar um evento de ciclismo que abrangesse vários concelhos ao mesmo tempo. A partir deste esperamos ter mais concelhos abrangidos, mas nesta primeira edição tivemos que ter alguma contenções nas despesas.

Este evento vai servir de tubo de ensaio para depois, caso correr como esperamos, partir para uma volta mais abrangente em termos de concelhos e quem sabe com mais dias.”

A prova faz parte do calendário regional e é destinada às categorias Master, Elites e Sub 23 amadores, que vão participar em equipas excepto no contra-relógio que é individual.

No total serão cerca de 120 atletas, numa média de 10 equipas, que vêm também de outros pontos do país e até do estrangeiro.

“No total temos entre 100 a 120 atletas, que compõe mais ou menos 10 equipas. Os participantes são de vários pontos do país. A ideia inicial era de só haver a participação dos nossos associados, mas acabamos por receber também equipas de Fafe, uma de Aveiro, da Trofa, do Sabugal e ainda uma equipa espanhola.

Se entretanto não houver outra prova na região com dimensão igual ou superior a esta, podemos dizer que é a maior aposta da Associação de Ciclismo.”

A prova contempla três etapas. A primeira, com uma extensão de 60 km, parte de Macedo às 15h30 de sábado em direção a Sambade, depois Alfândega da Fé, Estevais, finalizando em Torre de Moncorvo.

A segunda, já no domingo, parte de Moncorvo para Carvalhal, Carviçais, Castelo Branco, Zeda e termina com a chegada a Mogadouro.

A terceira e última etapa parte de Vimioso às 16h, de onde segue para Carção, Argozelo, Outeiro, Milhão, Gimonde, acabando na cidade de Bragança onde se irá consagrar o camisola amarela.

Escrito por ONDA LIVRE

Relacionados