“Ler+ e Mais Além – Jogos Tradicionais”, a atividade que fez idosos do concelho recordar memórias

“Ler+ e Mais Além – Jogos Tradicionais”, a atividade que fez idosos do concelho recordar memórias

Ler+ e Mais Além – Jogos Tradicionais”, foi a atividade proposta pelo Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros que abrilhantou, de forma diferente, a tarde de ontem.

Abriram-se as portas da Biblioteca Municipal de Macedo a cerca de 50 idosos de várias instituições do concelho, que em conjunto com alunos do Ensino Secundário, recordaram jogos e brincadeiras tradicionais. Uma iniciativa sobre a qual, Raquel Fragoso, aluna de 11º ano, conta mais um pouco.

“Estivemos a falar sobre jogos tradicionais masculinos, visto que estas sessões já acontecem desde o ano passado, e quando cá estivemos da última vez a falar sobre jogos tradicionais, falámos apenas nos femininos, e aproveitámos esta oportunidade para continuar a apresentação sobre este assunto.

Depois, fizemos o jogo do bingo com os idosos e apresentámos uma música.” 

Ana Maria Sousa, professora de Português e Francês, refere que a transmissão de hábitos de leitura dos mais jovens aos mais idosos, torna o projeto mais dinamizador, que de ano para ano ganha moldes diferentes.

“O objetivo é divulgar a literatura portuguesa, junto das camadas mais idosas. Penso que esta interação entre os mais novos e os mais idosos, é muito profícua e interessante. No fundo, enriquece tanto os alunos como os idosos. Temos presentes, praticamente todos os lares do concelho, em anos anteriores já fizemos parceria com a Casa do Professor, em alguns cafés já declamámos poemas. Fizemos várias atividades interessantes, não só com lares de idosos, mas com várias entidades parceiras com este projeto.” 

Ler +”, é uma iniciativa que acontece há cerca de cinco anos e que pretende alargar o gosto pela leitura a toda a população.

 

Escrito por ONDA LIVRE 

Relacionados