I Volta ao Nordeste em Bicicleta arrancou com o “pedal direito” de Macedo de Cavaleiros

I Volta ao Nordeste em Bicicleta arrancou com o “pedal direito” de Macedo de Cavaleiros

Mais de uma centena de ciclistas, 220 km de estrada e vontade de pedalar. Estes foram os elementos necessários para dar início à primeira edição da Volta ao Nordeste em Bicicleta que decorreu durante os dois dias do fim-de-semana.

A prova começou sábado de manhã em Macedo de Cavaleiros com um contra-relógio individual, no qual cada um dos atletas tentou ser o mais rápido a percorrer cerca de 5km pela ruas da cidade. O melhor tempo registado foi de 8 minutos e 24 segundos, conseguidos por Sérgio Ramos, atleta da equipa Monóptero Bikers de Mogadouro, que por isso foi o primeiro a vestir a camisola amarela até Mogadouro. Uma conquista que confessa não ter sido fácil.

“Foi um contra-relógio muito complicado porque o vento vinha de frente e isso não ajudava os atletas.

Para mim correu bem talvez porque tenha tido a sorte de estar bem preparado.”

Para Miguel Monteiro, Presidente da Associação de Ciclismo de Bragança, organizadora da prova, as expectativas para uma edição piloto foram superadas e espera que, nos próximos anos, possa abranger outros concelhos.

“O número de participantes surpreendeu-nos assim como o de pessoas a assistir.

Na altura, a ideia surgiu como uma experiência que queríamos proporcionar aos ciclistas do distrito, nomeadamente dos clubes que são nossos associados.

Esta é a primeira volta mas esperamos que, nos próximos anos, sejam muitas mais e que cada concelho tenha a possibilidade de receber a partida e a chegada alternadas ao longo das edições.”

Em Macedo de Cavaleiros, Rui Vilarinho, vereador do Desporto, refere que este tipo de provas merecem ser acarinhadas até porque trazem retorno ao concelho, considera.

“Queremos acarinhar sempre estes eventos desportivos, sejam eles de âmbito regional ou nacional, para que Macedo de Cavaleiros seja uma cidade virada para o desporto.

Claro que estas atividades trazem retorno. São cerca de 250 a 300 pessoas que estão aqui a almoçar nos nossos restaurantes, o que é bom para a restauração.”

 

A I Volta ao Nordeste em Bicicleta percorreu durante sábado e domingo várias estradas do Nordeste Transmontano, passando pelos concelhos de Macedo, Alfândega, Torre de Moncorvo, Mogadouro, Vimioso, terminando ontem na cidade de Bragança.

O vencedor foi Sancho Cruz, da ACDC Trofense, tendo em pouco mais de 5 horas percorrido os 220 km do percurso.

(Assista à reportagem com os atletas em breve na ONDA LIVRE TV)

Escrito por ONDA LIVRE

Relacionados

Comentar