Nacional do Quilómetro Jovem juntou mais de 100 atletas em Macedo

Nacional do Quilómetro Jovem juntou mais de 100 atletas em Macedo

O Estádio Municipal de Macedo de Cavaleiros acolheu no passado sábado o nacional do Quilómetro Jovem.

Uma prova de atletismo, que juntou 132 jovens de 20 associações distritais do país, dos escalões Iniciados e Juvenis, que percorrem em corrida a pista do estádio municipal.

Beatriz Pereira, da Associação de Atletismo do Porto, sagrou-se campeã feminina de Iniciados mas admite ter sentido algumas dificuldades durante a prova.

“A prova foi dura, puxada e houve concorrência. 

Vou levar sempre o nome de Macedo comigo uma vez que fui aqui campeã.

Achei que este estádio tem boas condições, e, embora a pista seja antiga, os piques pregam bem.”

 

A realização desta prova nacional no distrito resultou de uma candidatura da Associação de Atletismo de Bragança (AAB).

Rodolfo Moreno, presidente daquela associação, diz que, daqui para a frente, esperam receber no distrito mais provas nacionais, o que, até então, já não acontecia desde 2009.

“Um dos objetivos da atual direção da Associação de Atletismo de Bragança é relançar as competições nacionais e, no próximo ano, certamente que efectuaremos mais candidaturas para ter provas deste âmbito.

Temos tido algumas solicitações para realização de etapas de competições nacionais e taça de montanha, ficou aqui uma sugestão por parte da federação para realizar um campeonato nacional de juvenis, eventualmente de sub-23 de Esperanças. Vamos ter e analisar.”

E o Estádio Municipal de Macedo de Cavaleiros pode voltar a ser uma opção, confessa o presidente da AAB.

“Evidentemente. O Estádio de Macedo, devido à sua centralidade no distrito e condições em termos de bancadas, balneários e alojamento, reúne todas as condições para ser contemplado com a realização de campeonatos nacionais. São necessárias apenas algumas requalificações, nomeadamente a nível do piso.”

Paulo Bernardo, vice-presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (APA), elogia a organização da prova.

“Foi um bom evento, bem organizado, a AAB tem feito um trabalho notável e continua a ter excelentes resultados. Como tal, a Federação, sempre que possível, trará os melhores eventos a locais como este.”

E o atletismo é uma modalidade que cada vez atrai mais jovens, confessa Paulo Bernardo.

“A modalidade tem crescido muito também nos escalões jovens. Em tempos houve um abrandamento mas, recentemente, tem-se verificado que os jovens tem vindo a notar as mais-valias que há no atletismo.”

Rui Vilarinho, Vereador do Desporto do Município de Macedo, sublinha que, no futuro, estão abertos para receber mais provas como esta.

“É uma enorme satisfação ter aqui estes atletas que vieram de várias regiões do país. É importante mostrar-lhes que Macedo existe e que queremos, cada vez mais, albergar e acolher este tipo de participações, deste e de outros âmbitos.”

A prova Nacional do Quilómetro Jovem 2018 revelou este ano, pela primeira vez, os nomes dos jovens campeões nacionais na cidade de Macedo de Cavaleiros.

Escrito por ONDA LIVRE

Relacionados

Comentar