Jovem jogador do macedense contratado para o Sporting CP

Jovem jogador do macedense contratado para o Sporting CP

Santiago Godinho tem apenas 10 anos, joga no macedense e, recentemente, chamou a atenção dos observadores em jogos de futsal o que lhe valeu um contrato no Sporting CP.

Aos 8 anos, e apesar da idade, Santiago já se destacava em qualidade, o que lhe deu direito a passar diretamente do escalão de Benjamim para o de Infantis. 

E se assim continuar, poderá ser a porta de entrada para uma carreira de sucesso, considera o treinador do GDM nos escalões Benjamins e Infantis, Costinha.

“O Santiago é um jogador que gosta de trabalhar, ouve o treinador, é concentrado, gosta de praticar, tanto futsal como futebol, e procura responder àquilo que são as competências que o treinador está a trabalhar desenvolvendo-as mais e melhor. O Santiago tem qualidades inatas que ele tem procurado ser inteligente em potencia-las, designadamente a força e a velocidade. Segue-se agora o início de um processo para o qual ele se destacou e merece este reconhecimento que, no fundo, é uma forma intermédia de ele começar a trabalhar a um nível diferente. Se o Santiago continuar a demonstrar a competência e aptidão para o trabalho que tem demonstrado pelo macedense, vai ter sucesso e pode vir a ter uma carreira interessante no desporto.”

Apesar de em Macedo o Santiago ser jogador de futsal, no Sporting está a treinar futebol.

E embora hajam regras diferentes entre as vertentes da modalidade, isso não se tem refletido no desempenho do jovem atleta.

“Ele já fez treinos de futebol no Sporting, e pelo que sei, através do registo do relatório, não houve diferença de desempenho em relação aos restantes atletas. A formação de futebol e futsal é similar. Depois de terem as bases, passa-se para uma especialização na modalidade desportiva com que eles enveredam. No caso do Santiago, embora ele tenha mais características de futsal, visto ser um jogador que faz da velocidade uma das armas, pode ter sucesso no futebol.

Em suma, a formação de ambas as vertentes é geral, o que interessa é treinarem bem.”

Por enquanto, este é o único nome revelado, mas já está garantido que, na próxima convocatória do clube, outro jogador da mesma equipa vai acompanhar o Santiago até ao Sporting.

Duas convocatórias que são motivo de orgulho e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido até agora pela equipa de Macedo, refere o técnico.

“É um orgulho e um reconhecimento pois percebemos que o nosso trabalho de formação tem sido bem desempenhado.

Saber que, na região toda, onde foram observadas várias equipas, foi a esta que vieram buscar dois jogadores é porque o trabalho está a ser bem feito, o que para a direção e equipas técnicas é a melhor forma de reconhecimento.”

O Santiago começou a treinar no Sporting este mês, numa fase intermédia que contempla a realização de treinos agendados pela academia do Sporting em Braga cerca de uma vez por mês.

Escrito por ONDA LIVRE

Relacionados

Comentar