Festival do Solstício: do ambiente ao fantasmagórico até domingo em Moncorvo

Festival do Solstício: do ambiente ao fantasmagórico até domingo em Moncorvo

Começa hoje em Torre de Moncorvo mais uma edição do Festival do Solstício.

Um evento de cariz ambiental e que, ano após ano, celebra o fenómeno astronómico e pagão que marca o início do solstício do verão.

Este ano é dedicado aos quatro elementos: terra, ar, fogo e a água, este último que vai merecer maior destaque, chamando a atenção para a sua utilização sustentável.

São várias as atividades que durante três dias têm como principal objetivo juntar participantes de várias gerações para um contacto mais profundo com a natureza, como explica o presidente do município de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves:

“Eu acho que este é um festival com potencialidades para crescer e no qual queremos que promover o conceito de convívio entre gerações, conectando-os ao mundo nos seus quatro elementos. Queremos passar a mensagem de que a água é muito importante para o nosso interior e temos de começar a incutir às pessoas de este é um bem de extrema necessidade. 

Há também animação noturna e diurna para os mais pequenos, com um comboio que vai percorrer as ruas do centro histórico. No fundo, o que queremos é que as pessoas se sintam interligadas com a própria natureza, em comunhão com os seus elementos.”

Nesta edição, o autarca dá especial destaque às atividades noturnas:

“Vamos ter algumas coisas como, por exemplo, uma Night Runnig com a qual queremos chamar a atenção das pessoas de que também há sustentabilidade para poderem fazer o exercício físico de uma forma divertida, tendo sempre em conta este cariz ambiental, vamos ter também diversas oficinas e observatórios de estrelas. Com isto queremos que as pessoas saibam que também temos esse potencial, pois às vezes esquecemos-nos, nas grandes cidades principalmente, onde há muita luz, de apagar tudo e ver as coisas de outra forma.”

O Festival Solstício decorre em três espaços diferentes: no Jardim Dr. Horácio de Sousa, no Jardim do Museu do Ferro e ainda no Largo General Claudino.

O cartaz conta com várias atividades ligadas ao imaginário, como um desfile e um comboio ligados ao mundo do fantástico, um teatro com o Grupo Alma de Ferro, sessões de astronomia, entre outras.

A animação é também um dos atrativos do certame, hoje à noite marcada por jazz e música do mundo com a banda “Sabor Artes Ensemble” da Escola Municipal Sabor Artes de Moncorvo, amanhã com os Night Fun e Dj Overule e no domingo com Grupo Alma do Ferro, Lulavai e, para encerrar, a Dj Isabel Figueira.

Escrito por ONDA LIVRE

Relacionados