Jorge Gomes questiona o Governo sobre a Vespa da Galha do Castanheiro

Jorge Gomes questiona o Governo sobre a Vespa da Galha do Castanheiro

O deputado do PS na Assembleia da República questionou o Ministro da Agricultura sobre quais os procedimentos que a tutela está a tomar para combater a Vespa das Galhas do Castanheiro. Jorge Gomes destaca que é necessário uma definição prática do Ministério.

“Eu fiz esta pergunta dirigida ao Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural porque, tanto a zona norte como a do centro são muito povoadas por castanheiros, e ambas sofrem deste problema com a Vespa da Galha do Castanheiro.

Eu gostaria de saber qual é o ponto de situação e quais os procedimentos que o Governo vai ter para ver se conseguimos que, dentro de um espaço de tempo razoável, haja uma definição por parte do ministério.”

São já 64 concelhos afectados com a praga, com um forte impacto ecológico, ambiental e económico. No distrito de Bragança, a produção tem um peso significativo mas é necessário tomar medidas.

“Queremos saber quais são os procedimentos que o ministério está a ter para com o combate e extinção da vespa, bem como o que se segue no sentido de ajudar os agricultores e sabermos qual o rumo de uma das principais fontes de economia do nosso mundo rural, que é a castanha.”

O parlamentar eleito pelo círculo de Bragança, recorda que as medidas preconizadas no Plano de Acção Nacional para o Controlo da Vespa das Galhas do Castanheiro “não tiveram ainda o êxito esperado” e por isso é necessário uma resposta prática que tenha em conta os agricultores

“Temos o lado do produtor que tem estado um pouco perdido. Queremos ver se, através desta pergunta, ajudamos o ministério na divulgação das ações que vão decorrer e dos procedimentos que deve ser adoptados pelos agricultores. 

Com isto, gostaria também de obter esclarecidos sobre o ponto de situação atual, visto que já se passou algum tempo e ainda não temos resposta prática do efeito que causou a primeira interversão. “

A vespa das Galhas do Castanheiro foi detectada em Portugal em 2014. A praga “ataca os castanheiros, causando a formação de galhas nos gomos e nas folhas, levando à diminuição do crescimento dos ramos, impede a frutificação, conduzindo ao declínio e morte das plantas.

INFORMAÇÃO CIR (Rádio Brigantia)

Relacionados