Turismo do Porto e Norte à frente da Madeira no ranking dos destinos nacionais

Turismo do Porto e Norte à frente da Madeira no ranking dos destinos nacionais

A região de Turismo do Porto e Norte de Portugal ocupa o 3º lugar no ranking dos destinos nacionais. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística e dão conta que o Porto e Norte atingiu em 2017 nove milhões de dormidas turísticas, sendo cerca de 1 milhão a mais do que em 2016.

Um crescimento que conseguiu bater os números da Madeira como referiu Melchior Moreira, presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte

“Depois de uma diversidade de mais de 31 regiões, zonas e juntas de turismo, tinhamos o objetivo de conseguir este resultado.  Sempre fui defensor de que o país tivesse poucas regiões mas condições para fazer a promoção turística.

Ao longo destes anos, haviam essencialmente três regiões: Lisboa, Algarve e Madeira. E o resto?  Por isso, o nosso desafio foi colocar esta dimensão, riqueza e sentido empresarial que 0 território tem para chegar ao terceiro lugar em termos nacionais. E foi isso que acabamos de constatar. Os dados foram apresentados pelo INE e os resultados revelam que conseguimos destronar, pela primeira vez, a Madeira.”

Melchior moreira garante que a tendência de crescimento é para manter nos próximos anos, sendo esse um desafio da sua direção

“Ocupamos o terceiro lugar entre os destinos portugueses em dormidas, proveitos nacionais, somos também a entidade regional no país em que o primeiro mercado é o espanhol.

De realçar aqui que estes resultados são muito devidos ao setor privado pois ainda não conseguimos uma estratégia para o setor público na área do turismo e vivemos um pouco daquilo que é o investimento dos privados. Temos a felicidade de ter um aeroporto que é um sucesso, conseguiu os 10 milhões de passageiros, o que ajudou a que tenhamos conseguidos estes resultados. “

Porto e norte registou em 2017 mais de  9 milhões de dormidas .

INFORMAÇÃO CIR (Universidade FM)

Relacionados

Comentar