Equipa de Futebol Sénior do Clube Atlético já treina para o campeonato

Equipa de Futebol Sénior do Clube Atlético já treina para o campeonato

Arrancou ontem a pré-época do campeonato para a equipa de futebol sénior do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros.

Uma fase que vai servir para analisar, treinar e consolidar os jogadores, e há muito trabalho a fazer nesse âmbito, avança o treinador, José Carlos Afonso:

“O aliciante de qualquer início de época é haver muito trabalho a fazer, dentro e fora de campo.

O início de época serve para verificar se os jogadores estão dentro das nossas expectativas ou não, decidirmos a forma como eventualmente iremos jogar e formar grupos, que é algo muito importante e fundamental para ganhar jogos. Temos de formar os grupos rapidamente com início já, para que depois, caso seja necessário fazer algum reajustamento da parte de um ou outro jogador que saia ou entre, a base já esteja solidificada, facilitando a adaptação.

Outra das componentes importantes é a formação de mentalidades. A meu ver, aquilo a que se assiste nesta divisão de honra de distrital, é uma mentalidade muito baixa mediante aquilo que nós pretendemos para o nosso clube, que passa por levá-los a outro patamar. Porém, sei que isso tem de acontecer aos poucos.”

Neste momento, há 17 jogadores contratados, mas o objetivo é ultrapassar as 20 contratações.

Um plantel constituído em grande parte por atletas que integraram a equipa de juniores do ano passado, mas que conta também com jogadores mais experientes no escalão sénior.

No entanto, durante os primeiros meses, o plantel vai mantem-se aberto:

“A nossa linha de conduta para a formação desta equipa passou por três aspetos: ter por base os juniores que subiram de escalão; ter em conta os jogadores que, nestes seis anos de interregno da equipa, não tiveram condições de sair dos juniores e irem para a equipa sénior, só porque não existia; e, depois, aqueles que são daqui de perto e acham que têm condições para integrar o grupo. Porém, há sempre carências em alguns setores. A nossa base são os jogadores juniores e somos responsáveis pela sua evolução. Ainda este ano eu vou fazer questão de que muitos dos jogadores que são juniores neste campeonato, sejam chamados aos seniores, pois, pelo que tenho visto e assisti na fase dos treinos de captação, apareceram muitos desse escalão com condições de treinarem connosco e até de serem convocados. 

Até dia 7 de outubro, data prevista para o arranque do campeonato, vão acontecer também jogos de treino, e alguns já estão confirmados.

Encontros importantes para o desempenho da equipa, sublinha João Saraiva, Diretor Desportivo do clube:

“Já na próxima quinta-feira, dia 6, vamos ter já aqui no Estádio Municipal um jogo de treino com a equipa do Alijó, as 20h. Depois, no próximo sábado, dia 8, já também, às 17h, vamos a Vilar de Perdizes encontrar uma equipa que também este ano regressou ao distrital. Fomos também convidados para estar no dia 23 de setembro em Trancoso, na apresentação do Grupo Desportivo de Trancoso da Associação de Futebol do distrito da Guarda, com horário ainda a definir, mas será durante a tarde desse domingo.

Estes jogos são importante para que, acima de tudo, a equipa técnica possa observar os jogadores que escolheu e projetar a equipa o mais rapidamente possível para o campeonato distrital. São, acima de tudo, para assimilar processos, para criar grupo. Quantos às vitórias nestes jogos, surgem por acréscimo mas é claro que dão moral.”

Durante a pré-época, a equipa tem treinos diários.

No próximo dia 14 vão ser sorteados os jogos dos campeonatos da Associação de Futebol de Bragança, às 21h Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros.

Escrito por ONDA LIVRE

séniores treino 1 séniores treino 3

Relacionados

Comentar