Sugestões Culturais para o fim de semana

Sugestões Culturais para o fim de semana

Sugestões para o fim de semana de 14 a 16 de setembro

  • Macedo de Cavaleiros

    “ROTA DA SEDA” abre temporada de exposições no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros. A exposição vai ser inaugurada no próximo dia 15, sábado, pelas 21:00h, e estará patente ao público até ao dia 15 de dezembro. “Rota da Seda” dá uma outra visão dos materiais usados nas rotas ancestrais.

    O Município de Macedo de Cavaleiros promove o 1º Encontro Ibérico de Canoagem, este sábado, pelas 14:00h, na Praia da Fraga da Pegada.
    O Gabinete de Desporto da Câmara de Macedo de Cavaleiros conta com cerca de 30 participantes, entre portugueses e espanhóis, num evento que pretende promover e fomentar a prática da modalidade na região, aproveitando as potencialidades da Albufeira do Azibo.

    A opera regressa ao Centro Cultural de Macedo no próximo dia 15 de setembro, pelas 21:30h, com a peça “Viaggiare Per Il Mondo – Verdi”. Uma produção da Associação Rituais Dell Arte. Durante um baile de máscaras, numas ruínas romanas, um conjunto de atores e cantores interpreta as principais cenas de 4 óperas do famoso compositor italiano do século XIX Giuseppe Verdi.

    O coração do nordeste transmontano foi o local escolhido para acolher a final nacional dos Jogos Tradicionais promovido pela Fundação Inatel. No próximo domingo, pelas 10 horas, no Parque Municipal de Exposições de Macedo de Cavaleiros.

    Ainda dia 16, a equipa da Oração da Manhã da Rádio Onda Livre promove, no Convento de Balsamão, em Chacim, Macedo de Cavaleiros, um encontro dos participantes e ouvintes da oração. Às 10h vai dar-se a conhecer e ouvir os participantes sobre as experiências das orações pela rádio. Às 12h, Eucaristia de domingo e às 13h almoço convívio com um custo de 10€. A equipa da rádio onda livre vai estar presente acompanhar este encontro.

  • Alfândega da Fé

    Esta sexta-feira, o Largo S. Sebastião em Alfândega da Fé vai enche-se de sons quentes e ritmos doces da ilha de Santo Antão, Cabo Verde. Deixe-se embalar pela musicalidade do criolo e venha assistir à participação de “Santo Antão 7Sóis Band”, a partir das 21h30.  De 16 a 22 de setembro, decorre também a Semana Europeia da Mobilidade. A abertura das comemorações acontece no domingo, pelas 16h00, nas instalações da Associação Recreativa Alfandeguense – ARA, com a concentração “Combina e move-te em Alfândega da Fé”, um conjunto de iniciativas lúdicas para famílias.

  • Foz Côa

    Dias 15 e 16, há cinema em Vila Nova de Foz Côa às 21h30. “Pela Borda Fora” uma comédia/romance que promete fazer rir quem assistir. Esta é a história de Leonardo, um playboy egoísta e mimado que pertencente à família mais rica do México, e de Kate, uma mãe solteira com três filhos contratada para limpar o iate de luxo de Leonardo. Após demitir Kate injustamente e recusar pagar-lhe o ordenado, Leonardo cai ao mar durante uma festa e acorda na costa do Oregon com amnésia. Kate aparece no hospital e, para receber o que lhe devem, convence Leonardo de que ele é seu marido e coloca-o a trabalhar – pela primeira vez na vida. Infeliz e desastrado, Leonardo adapta-se lentamente e ganha o respeito da sua nova família e dos colegas. Mas, com a família bilionária de Leonardo à sua procura e a possibilidade de a sua memória regressar a qualquer momento, até quando irá durar a nova situação? Não perca esta comédia.

  • Mirandela                                                                                                                                      De 16 a 22 de setembro, o Município de Mirandela assinala a Semana Europeia da Mobilidade com muitas atividades movimentadas. Durante essa semana há viagens gratuitas nos transportes públicos. Sessão de cinema dias 14 e 15 no Auditório Municipal de Mirandela com Missão Impossível – Fallout. Ethan Hunt e a sua equipa IMF encontram-se numa corrida contra o tempo depois de uma missão mal sucedida. Para ver este fim de semana às 21h:30.
  • Torre de Moncorvo

Rota do Caldeirão dia 16 de setembro no Castedo em Torre de Moncorvo. Concentração às 8h no Largo de S. Sebastião com almoço gratuito para os participantes. Um percurso que conta com cerca de 5 km.

 

  • Vila Flor

Exposição de Carolina Félix para ver de 14 de setembro até 31 de outubro. Nesta exposição pretende-se dar a conhecer um pouco do percurso da autora e progresso inicial como “artista”. A exposição “Evolução – Primeira abordagem” terá lugar na Galeria de Exposições do Centro Cultural do Município de Vila Flor.

Vai ter lugar no dia 15 de setembro, sábado, ainda em Vila Flor, a Gala de entrega dos “Prémios Nordeste Desporto”, única gala no distrito de Bragança que premeia todos os atletas que venceram no ano transato em competições federadas, independentemente da modalidade. Uma iniciativa única que terá palco no Auditório Adelina Campos.

  • Miranda do Douro

Espanhóis por o Mundo da Arte “ é uma mostra única, que celebra a criação plena de sonhos; em prismas tão distintos como a pintura Surrealista de Alejandro Albarrán Garcia e a Escultura Poética de Pedro Espada Rey. Patente na Casa da Cultura Mirandesa, de 14 de setembro a 12 de novembro. A inauguração acontece no dia 14 de setembro pelas 17 horas.

  • Mogadouro

O que acontece quando a família mais incrível do mundo é levada ao limite? Enquanto a Sra. Incrível integra uma missão para trazer os Super-Heróis de volta, o Sr. Incrível vê-se obrigado a gerir a vida familiar: os trabalhos de casa do Flecha, o crescimento da Violeta e, no caso bebé Zezé, quem sabe …?!. Tudo isto acontece na casa da cultura em Mogadouro, dias 14 e 16 às 21h:30 e às 15h:30 com o filme The Incredibles 2: Os Super-Heróis.

 

  • Vinhais

3ª Bienal Jorge Lima Barreto – A arte é vida e a vida é arte – de 14 a 16 de setembro. Esta III edição pretende ir ao encontro da “Aventura Musical” de Jorge Lima Barreto assumindo o compromisso de educar para a criatividade, para a música viva aliada à comunicação estética, para a arte como forma de estar e para a liberdade de pensamento, porque é esta a trajetória que Jorge Lima Barreto seguiu e defendeu com toda a coerência e perseverança. Durante os 3 dias da Bienal, para além de workshops, conferências e exposições/ instalações, 12 artistas nacionais e estrangeiros pisarão o palco do Teatro Municipal do Centro Cultural de Vinhais.

  • Chaves

A cidade de flaviense recebe, no próximo dia 16 de setembro, a 14ª edição da Maratona BTT Rota do Presunto, considerada como um dos mais importantes eventos desportivos da região. A Rota do Presunto afirma-se como um projeto desportivo de continuidade, que visa a promoção, dinamização e valorização do território. Com três percursos distintos, esta prova pode ser feita em 25, 50 ou 75 Km e é aberta à participação de todos os amantes da modalidade. A beleza da região e as características únicas dos percursos são atrativos para mais uma edição desta Maratona de BTT, que integra também a degustação de produtos gastronómicos de excelência, nomeadamente o Pastel e o Presunto de Chaves.

No próximo domingo, dia 16, como é já habitual no terceiro domingo do mês de setembro, o Jardim Público de Chaves recebe as festividades em honra de Nª Senhora das Graças, que todos os anos atraem milhares de fiéis por devoção à padroeira. O programa das comemorações contempla a celebração da Eucaristia, presidida pelo Bispo de Vila Real, D. Amândio Tomaz, pelas 16h00, no Jardim Público, seguida de procissão com os Padroeiros das Paróquias e acompanhamento das Bandas Filarmónicas do concelho até à Praça de Camões.

  • Vila Real

Deste ontem, dia 13, até 16 de setembro, Vila Real recebe a terceira edição do Pitoresco – Festival de Street Art, uma iniciativa que surgiu no âmbito da Vila Real Capital da Cultura do Eixo Atlântico, numa parceria entre o Município de Vila Real e a Instantes Mutantes.
Os Heróis e Personalidade emblemáticas de Vila Real dão o mote para o tema do Pitoresco 2018, que enriquecerá a paisagem urbana de Vila Real com a criação de mais quatro murais. Diogo Cão, Aureliano Barrigas e o Comandante Carvalho Araújo, são os três heróis vilarealenses homenageados nesta edição do festival. O quarto mural, intitulado A Nossa Gente, será dedicado a duas figuras emblemáticas do bairro S. Vicente de Paula. Será ainda feita uma instalação sobre o Lobo Ibérico. A pintura dos murais decorrerá durante os 4 dias a partir das 10h por várias ruas da cidade.

De 14 a 16 tem lugar a Feira da Batata da Campeã, em Campeã, concelho de Vila Real. Ainda este fim-de-semana, dias 15 e 16, decorrem os Calicross Games 2018 no Complexo de Codessais. E se quer reviver jogos tradicionais, dia 16 no Jardim da Carreira não perca o Torneio Inter-freguesias do Fito.

O festival Estátuas Vivas 2018 acontece dia 15 de setembro (sábado), das 15h30 às 18h30, nos jardins da Vila Velha, integrado na programação do Pitoresco – Festival de street art. O Grupo de Bombos “As Águias da Laje” farão a animação inicial do evento às 15h, que prossegue depois durante a tarde, sempre com animação infantil disponível. No decorrer do festival, os visitantes vão votar na estátua que mais se destacar e, no final do dia, serão divulgados os 1º, 2º e 3º lugares.

Comemora-se ainda de 16 a 22 de Setembro, na capital transmontana, a Semana da Mobilidade, com atividades na Praça do Município.

Relacionados

Comentar