Ministro da Educação recebido em Macedo de Cavaleiros com contestação de professores

Ministro da Educação recebido em Macedo de Cavaleiros com contestação de professores

Tiago Brandão Rodrigues, atual Ministro da Educação, foi recebido em Macedo de Cavaleiros por um ajuntamento de cerca de 100 professores da região, que pretenderam demonstrar o seu desagrado perante as medidas impostas pelo Governo a este setor.

Carlos Silvestre, da plataforma sindical dos professores, confessa que há cada vez menos respeito por esta classe:

“O objetivo de estarmos aqui é tentarmos sensibilizar, mais uma vez, o Ministro da Educação e o Governo para os problemas que a profissão docente e a escola pública estão a viver. Tudo aquilo que se tem passado com a organização da escola, dos horários dos professores e excesso de trabalho e burocracia. Gostávamos de ser mais respeitados, a forma como nos têm tratado não contribui em nada para que esta classe melhore.”  

 

Recuperação integral do tempo de serviço, condições para a aposentação e sobrecarga horária são as principais reivindicações dos professores:

“Queremos que cumpra aquilo que ficou acordado desde o momento em que disseram que iam descongelar as nossas carreiras. Pedimos que olhem para a escola e que vejam que há pessoas a entrar muito cedo e a sair tarde, que percebam que a aprendizagem das crianças não pode continuar a ser feita desta forma, porque os professores fazem tudo menos dar aulas. Aquilo que queremos é que sejam corretos, são ditas muitas mentiras em relação à classe docente. A história dos 60 anos de idade e 40 de descontos, agora que as pessoas começaram a informar-se, veem que não é verdade; as penalizações vão continuar a existir e ninguém vai poder reformar-se. 

Nós não vamos parar de lutar.”

 

 

Tiago Brandão Rodrigues ainda parou para falar com os professores afirmando que o Governo continua a dialogar com as organizações sindicais, e que apesar da dificuldade em chegar a um consenso, “não significa que não estejam a lutar todos para ao mesmo”.
O Ministro da Educação passou por Macedo de Cavaleiros num encontro promovido pelo Partido Socialista para a apresentação do Orçamento de Estado para 2019, mas foi surpreendido por professores que seguravam uma faixa onde podia ler-se “Todos juntos, em luta por um estatuto profissional digno e valorizado.”

Escrito por ONDA LIVRE 

IMG_0526

Relacionados