Sexualidade e arte de mãos dadas hoje e amanhã e Alfândega da Fé

Sexualidade e arte de mãos dadas hoje e amanhã e Alfândega da Fé

Durante os dias de hoje e amanhã, Alfândega da Fé recebe o primeiro congresso SexualidArte para lá do Marão”.

Um evento organizado pela Associação Território de Afetos, há um ano sediada em Alfândega da Fé e tem como missão dar visibilidade às diferentes formas de sexualidade através da arte.

Ana Teresa Ramos, presidente da Comissão Organizadora, refere os temas centrais deste primeiro congresso:

“A primeira conferência é relativa ao acesso à saúde sexual em Trás-os-Monte e com ela pretendemos debater até onde chegam os tabus e até onde se consegue levar esta questão a nível médico.

Depois, temos conferências ligadas ao ensino onde vão estar professores e alunos a debater a sexualidade no ensino, sexualidade e cidadania, e temos uma outra conferência que se chama sexualidade entre rugas e é dedicada à terceira idade.

Portanto, vamos correr um leque muito vasto destro desta área.”

E a arte, que por ser um elemento diferenciador, pode ser o meio para acabar com alguns tabus. Quem o diz é António Salema, presidente da Associação Território de Afetos:

“Acima de tudo, esta associação serve para desmistificar e quebra alguns tipos de tabus e preconceitos associados a questões da sexualidade.

Portanto, a arte tem um papel diferenciador e dá voz a este tema, para que toda a população, de todos os territórios, consiga desmistificar a sexualidade através da sua própria expressão, dando-lhe voz através do que fazem e sentem. Esta é a missão desta associação e a arte é um meio facilitador.”

Além das conferências que contam com a participação de diversos oradores especializados na área, o primeiro congresso “SexualidArte para lá do Marão” contempla ainda vários workshops e um concurso de fotografia.

Escrito por ONDA LIVRE

cartaz

 

Relacionados

Comentar