Município de Alfândega da Fé entre os 35 finalistas dos Prémios Municípios do Ano – Portugal 2018

Município de Alfândega da Fé entre os 35 finalistas dos Prémios Municípios do Ano – Portugal 2018

O município de Alfândega da Fé está entre os 35 finalistas para a edição deste ano dos Prémios Municípios do Ano – Portugal 2018.Nesta iniciativa, que pretende valorizar as diversas realidades que incluam as cidades e os territórios de baixa densidade nas diferentes regiões do país, Alfândega da Fé já participou em 2016 e recebeu uma distinção graças ao projecto de cariz social “Sorriso Sénior”. Desta vez, segundo explica a presidente da autarquia, Berta Nunes, o município está a concorrer na área da cultura através do Festival Sete Sóis Sete Luas:

 “Já tínhamos concorrido e recebido um prémio por um projeto na área dos idosos, em parceria com várias instituições da comunidade. Desta vez, candidatamos-nos com a rede de festivais sete sóis sete luas, como um exemplo de interculturalidade, de internacionalização do Município, de inclusão e diversidade cultural.”

Sendo o único do distrito de Bragança a concurso, o município surge nomeado na categoria “Norte com menos de 20 mil habitantes”. Através da candidatura com o festival espera-se agora uma nova distinção já que o evento este ano primou por envolver mais a comunidade local:

“Candidatamos-nos na área da cultura e não na área social. O festival sete sóis sete luas é cada vez mais reforçado e há cada vez mais pessoas a participar. Esta candidatura tem a ver com todas as atividades ligadas a esta rede. Fomos nomeados para poder vir a ter o prémio de Município do ano nesta área cultural.” 

 Esta iniciativa acontece já desde 2014 e visa reconhecer as boas práticas de projectos implementados pelos municípios com impacto no território, na economia e na sociedade, promovendo o crescimento, a inclusão e a sustentabilidade. Quanto ao festival, o concelho de Alfândega recebe-o há nove anos consecutivos, para promover a multiplicidade de culturas do mundo, através da música, da gastronomia e das diversas expressões artísticas.

INFORMAÇÃO CIR (Rádio Brigantia)  

Relacionados