Há falta de vacinas da gripe nos centros de saúde da Região Norte

Há falta de vacinas da gripe nos centros de saúde da Região Norte

As declarações são dadas por Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros, à Imprensa Nacional, onde diz que sobretudo na Região Norte, há falta de vacinas da gripe e que as pessoas se têm dirigido aos centros de saúde para se vacinarem mas sem sucesso, devido à rutura de stock.

No início de outubro, antes do início da campanha de vacinação contra a gripe, a bastonária afirmou que já tinha apelado para que este ano, e estamos a citar “não houvesse racionamento da vacina da gripe”, indicando que essa gestão dos ‘stocks’ tem levado a que todos os anos “vão para o lixo milhares de vacinas”. A bastonária afirmou ainda que existe um documento da Administração Regional de Saúde do Norte onde é dito que chegam mais vacinas após o dia 21 de novembro.

Como exemplo, Ana Rita Cavaco, refere que os enfermeiros pedem 250 vacinas no início da campanha mas recebem apenas 50, o que, não dá sequer para um dia, devido à afluências das pessoas ao centro de saúde para a vacinação. Por fim, acrescenta que se não for acautelada a prevenção da gripe as urgências vão estar cheias, como todos os anos, e a cobertura vacinal vai falhar.

 

Escrito por ONDA LIVRE 

Relacionados

Comentar