Direção da ACISMC vai a votos este mês e há duas listas candidatas

Direção da ACISMC vai a votos este mês e há duas listas candidatas

A direção da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Macedo de Cavaleiros vai no próximo dia 20 a votos.

Depois de no dia 3 de dezembro terem sido marcadas eleições e não terem aparecido candidatos, o sufrágio volta a repetir-se e já há duas listas concorrentes.

Uma delas é novamente encabeçada por Rui Fernandes, presidente da associação comercial há três anos, que se for eleito, promete dar continuidade ao trabalho iniciado:

“Esta lista que nos preconizamos vem dar seguimento a um trabalho já iniciado e queremos começar a fazer agora mais pelo comércio, uma vez que, quando chegamos, nos deparamos com uma situação economicamente complicada e com grande falta de projetos, que nós entretanto candidatamos e aprovamos. Neste momento, já temos formação modular, pós-laboral, com uma grande variedade de cursos aprovados, e quem assumir agora a direção, sejamos nós ou não, vai poder usufruir deste pack aprovado.

Podemos começar agora um trabalho mais no terreno, em prol dos associados e da indústria local.”

Rui Fernandes, que em 2015 assumiu o cargo de presidente após as demissões de António Cunha e depois de Pedro Canelha, refere o trabalho que foi feito nos últimos anos pela atual direção, destacando a regularização das dívidas:

“Esta direção fez coisas que há muito tempo a associação comercial não via, tal como pagar a dívida, arrumar casa, fazer obra e manutenção à própria associação comercial.

Alteramos os estatutos, construímos um bar, fizemos iniciativas de Natal e não só, fizemos uma gala e demos tudo o que pudemos para que a Feira de São Pedro ganhasse novamente rumo. Fizemos projetos e candidaturas que foram aprovadas, e, acima de tudo, há muitos anos que a associação comercial não tinha tanta transparência como tem neste momento.

Acho que demos provas que estamos cá para trabalhar em prol da associação e não cruzamos os braços.”

Da equipa de Rui Fernandes que vai a eleições fazem parte Carlos Azevedo e Maria João Cabeça, que já integram a direção atual. Os restantes membros ainda não foram revelados publicamente.

A segunda lista tem na frente Paulo Moreira, comerciante e arquiteto em Macedo de Cavaleiros, que quer dar outra dinâmica à atividade da associação comercial, não esquecendo a Feira de São Pedro:

“Sentimos que atualmente a associação comercial está parada e precisa de motivação, dando aos comerciantes e associados um motor de arranque que faça funcionar melhor a terra e a região.

Achamos que é necessário dinamizar o comércio local com eventos associados à qualidade e diferenciação dos nossos bens e produtos.

Um dos fatores importantes é angariar novos sócios para que a associação comercial possa ajudar na resolução dos diferentes problemas inerentes à atividade de cada um.

E por fim no que toca à Feira de São Pedro, queremos dinamizá-la com o apoio dos parceiros mais próximos.”

E para essas empreitadas, Paulo Moreira tem já em mente alguns projetos:

“Divulgar projetos de fundos comunitários e apoiar as empresa e aos sócios na elaboração de candidaturas, reativar o comércio com um veículo de informação e divulgação das atividades, elaborar um site mais dinâmico com conteúdos atualizados e criar perfis nas redes sociais. Tencionamos ainda implementar um cartão de saúde para todos os associados e familiares e, em articulação com a escola de negócios do IPB, criar um plano de formação e capacitação dos empresários e colaboradores. Pretendemos publicar eventuais alterações à legislação que sejam do interesse dos associados, assegurar descontos de frota de combustível para os sócios, trabalhando com uma ou mais gasolineiras, criar um gabinete de empreendedorismo e promover mais atrações com a criação de mercadinhos da terra.”

A lista de encabeçada por Paulo Moreira fazem também parte Pedro Fragoso, Paulo Pinto, Paulo Dias e Orlanda Ribeiro.

As eleições decorrem no dia 20 à noite nas instalações da Associação Comercial.

Escrito por ONDA LIVRE

Relacionados