Fraga da Pegada é a única praia fluvial da Europa com 15 anos consecutivos de bandeira azul

Fraga da Pegada é a única praia fluvial da Europa com 15 anos consecutivos de bandeira azul

A praia da Fraga da Pegada, no Azibo, foi galardoada pela Associação da Bandeira Azul da Europa por conseguir manter a bandeira há 15 anos consecutivos.

A bandeira azul, que atesta o cumprimento de um conjunto de critérios de natureza ambiental, segurança, conforto, informação e sensibilização, é atribuída a esta praia desde 2004 consecutivamente, o que é caso único entre as praias fluviais europeias.

Para Rui Vilarinho, vereador do município de Macedo, responsável pela Albufeira do Azibo, este é o reconhecimento do esforço que tem vindo a ser feito pela qualidade daquele espaço:

“É incontornável que a nossa praia tem uma qualidade excelente, o que se tem mantido ao longo dos últimos anos.

Este galardão representa o esforço de todos os executivos anteriores a nós que permitiu que, durante 15 anos consecutivos, conseguíssemos manter esta bandeira, o que é meritório para o concelho de Macedo de Cavaleiros.”

Reconhecidas foram também as medidas sustentáveis e boas práticas ambientais do município de Macedo que mereceram o galardão ECOXXI 2018, distinção que recebe há 12 anos consecutivos.

Uma distinção que é atribuída em função da avaliação de 21 indicadores de sustentabilidade local relativas ao ano transato, que ditaram que em 2017 Macedo foi mais sustentável, como explica o vereador, Rui Vilarinho.

“Conseguimos cumprir com o que foi pedido e superamos os outros anos com um resultado superior, com 70% dos requisitos obrigatórios cumpridos.

Este é mais um sinal de esforço de todos para com o ecossistema e respeito que se tem pela  natureza.”

Duas distinções recentemente atribuídas a Macedo de Cavaleiros que certificam a qualidade ambiental e de sustentabilidade.

Escrito por ONDA LIVRE

Relacionados

Comentar