Sincelo: o fenómeno visível em Mirandela

Sincelo: o fenómeno visível em Mirandela

Há uma semana, que, parte da cidade de Mirandela fica, durante algumas horas, coberta com um manto branco resultante das temperaturas negativas, que esta madrugada atingiram os graus negativos, e da falta de sol que leva muitos a confundir com a neve.
Trata-se de um sincelo, fenómeno que acontece em situações de nevoeiro aliado a temperaturas negativas e resulta do congelamento das gotas de água em suspensão, quando estas entram em contacto com a superfície.
Quando sob um nevoeiro muito denso, pode produzir o mesmo efeito que uma nevada e ocorrer a precipitação de cristais de gelo em pleno nevoeiro, sem haver nuvens no céu.
Devido à acumulação de gelo em algumas vias, durante a manhã, têm-se registado alguns acidentes, sem consequências graves. Como medida preventiva, a proteção civil municipal de Mirandela decidiu ter, em permanência, quatro equipas com meios materiais adequados para poder intervir nas zonas do concelho sinalizadas como mais críticas, do concelho:

“Perante  a situação que se tem vindo a verificar, de vários dias de temperaturas muito baixas em dias consecutivos, o que a Câmara decidiu fazer junto com o gabinete da Proteção Civil foi efetuar uma reunião de emergência com a criação de quatro equipas operacionais para estarem atentas a diferentes áreas do concelho. Dividimos o concelho em quatro partes, cada equipa tem uma parte onde se atua de forma preventiva e reativa. As estradas vão sendo varridas e vai-se verificando se há a necessidade de colocação de sal. Caso haja algum pedido por algum popular de colocação de sal dirigimos-nos ao local com os meios e viaturas necessárias. Estamos a trabalhar para manter a segurança no concelho.”

 

A coordenadora da protecção civil Municipal de Mirandela, Maria Gouveia, adianta que estas quatro equipas vão estar no terreno até ao próximo dia 16 de janeiro, data em que se prevê que as temperaturas comecem a subir:

“Definimos manter estas equipas e trabalho até ao final do aviso amarelo do IPMA, que termina às 10h00 da manhã. No entanto, as previsões meteorológicas apontam para que se mantenham estas condições de temperaturas baixas e continuidade da formação de gelo e de camadas que dificultam a circulação nas vias. Assim, vamos prolongar esta ação até que se justifique, sendo que, até pelo menos dia 16 estas condições podem continuar.”

 

As equipas criadas pela proteção civil de Mirandela prometem estar atentas a estradas que tenham acumulação de gelo, para, de imediato, espalhar o sal e facilitar a circulação das viaturas.

 

Fotos: Cortesia Tânia Rei

INFORMAÇÃO CIR (Rádio Terra Quente)  

49385105_1987848954845190_771945492996161536_n

49643148_369095913821884_6363476640139313152_n

 

 

Relacionados