Temperaturas vão baixar mais a partir da meia noite desta sexta-feira

Temperaturas vão baixar mais a partir da meia noite desta sexta-feira

 

A temperatura vai descer ainda mais em todo o território continental a partir de amanhã, para valores que vão entre os -4ºc e -6ºc de mínima e 4º e 18ºc de máxima.

Também o vento vai ser mais intenso nas terras altas, por vezes com rajadas até 70km/h na região do norte e centro, em especial durante a noite de hoje e a manhã desta sexta-feira.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou, por isso, todos os distritos de Portugal Continental em aviso amarelo a partir da meia noite de amanhã (sexta-feira) e até ao meio dia de sábado, à excepção do de Bragança, em que o aviso devido à persistência de valores baixos de temperatura mínima começou já esta quinta-feira.

Dada a situação meteorológica, prevê-se ainda a formação de neblina ou nevoeiro, acentuado arrefecimento noturno, formação de geada e desconforto térmico elevado até à madrugada de sábado.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil alerta assim para o perigo de eventuais intoxicações por inalação de gases resultantes de lareiras ou braseiras, incêndios em habitações, formação de gelo nas estradas.

Para minimizar os efeitos negativos resultantes das baixas temperaturas, pede-se a adopção de comportamentos adequados como exposição prolongada ao frio e às mudanças bruscas de temperatura, mantendo o corpo quente e protegido nas extremidades do corpo, ingestão de bebidas quentes e atenção às atividades exercidas no exterior. A ANPC recomenda ainda a adequada ventilação das habitação, evitar o uso de dispositivos de aquecimento durante o sono e atenção à condução em locais em que se forme gelo na estrada.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil alerta também para uma especial atenção aos grupos mais vulneráveis, como crianças, doentes crónicos, idosos, sem abrigo e pessoas que exerçam atividade no exterior.

Para amanhã, sexta-feira, são esperados para o distrito de Bragança -4ºc de mínima e 8º de máxima, sendo que para Vila Real estão previstos 0ºc de mínima e 8º de máxima.

Escrito por ONDA LIVRE

Relacionados