Macedo de Cavaleiros acolheu primeira reunião do Conselho Diocesano Juvenil Vocacional

Macedo de Cavaleiros acolheu primeira reunião do Conselho Diocesano Juvenil Vocacional

Entre 20 a 25 representantes dos vários movimentos juvenis, paróquias, grupos organizados paroquiais e dos quatro arciprestados da Diocese de Bragança-Miranda estiveram reunidos em Macedo de Cavaleiros para a primeira reunião do Conselho Diocesano Juvenil Vocacional.

A irmã Conceição Borges, que integra a equipa do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil e Vocacional da Diocese de Bragança-Miranda, explica os objetivos deste encontro:

“É uma reunião de coordenação pastoral mais alargada para além da equipa do secretariado pastoral juvenil, em que há comunhão e conhecimento com todos os movimentos e agentes da pastoral juvenil que existem na nossa diocese.

Temos também como objectivo estudar o documento que saiu do sínodo dos bispos sobre os jovens e também a dinamização para o Dia Diocesano da Juventude, que vai acontecer em Vinhais no próximo dia 11 de maio.”

Outro dos propósitos do encontro foi dar resposta aos desafios lançados pelo Papa Francisco:

“Um dos grandes desafios que o Papa nos coloca é que trabalhemos, não para os jovens, mas sim com eles, daí esta equipa. Propusemos aos movimentos que nos apresentassem jovens, pois muitas vezes os animadores já não são assim tão jovens.

Outros desafios do Papa são a escuta da realidade juvenil, irmos ao encontro dos jovens e estarmos mais próximo deles.”

E numa altura em que Portugal se prepara para receber as próximas Jornadas Mundiais da Juventude em 2022, que contarão também com a presença do Papa, Conceição Borges espera que o evento sirva como um impulso para atrair os jovens para a igreja:

“É mais um impulso não deixarmos passar esta oportunidade, mas é bom que não corramos o risco das Jornadas Mundiais da Juventude serem só um evento. Tudo tem que ter o seu processo, antes, durante e depois. Daí esta dinâmica na nossa diocese, que já não é de agora, já houveram outras tentativas de formação de um Conselho de Pastoral Juvenil, que decorreram bastante bem. Agora estamos com um novo impulso no sentido de fazermos um trabalho em conjunto.”

A primeira reunião do Conselho Diocesano Juvenil Vocacional teve lugar este sábado, na Casa Nossa Senhora de Fátima, em Macedo de Cavaleiros.

Escrito por ONDA LIVRE

Relacionados