Tarifa social no gás engarrafado vai estar disponível para todos os municípios

Tarifa social no gás engarrafado vai estar disponível para todos os municípios

Até março, vai ser publicada a nova portaria sobre o projeto da tarifa social no gás engarrafado, que estará disponível para todos os municípios.

O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Energia, João Galamba, durante uma visita a Vila Pouca de Aguiar:

“Temos que rever a portaria para especificar as obrigações dos municípios e a obrigação dos vendedores participantes. A portaria está praticamente pronta, ela deve ser publicada nas próximas duas semanas, ou até ao final dos mês/primeira quinzena de março.”

O Secretário de Estado referiu que o projeto será para todo o país:

 “Não queremos escolher nem excluir municípios, portanto, vai estar disponível para todos aqueles que queiram participar.” 

 A ideia de criar no país uma tarifa social para o gás de botija, à semelhança do que existe atualmente para os consumidores economicamente vulneráveis da eletricidade e do gás natural, tinha sido lançada pelo PS em setembro de 2017, na sequência da disparidade de preços em relação ao gás natural e face a Espanha.

Esta rede de distribuição do gás solidário terá de ser equacionada juntamente com as autarquias, isto é, terá de ser projetada à margem da tradicional rede de distribuição, enquanto os critérios de atribuição deverão ser semelhantes aos da tarifa social da luz e do gás natural, que beneficiam cerca de 840 mil famílias.

INFORMAÇÃO CIR (Rádio Ansiães)

Relacionados