Assinado protocolo para construção de mais uma barragem no concelho de Alfândega da Fé

Assinado protocolo para construção de mais uma barragem no concelho de Alfândega da Fé

Foi assinado um protocolo entre a Associação de Beneficiários do Vale da Vilariça e os municípios de Alfândega da Fé e Vila Flor para a construção de uma Barragem do Cerejal, nos Vilares da Vilariça, no concelho alfandeguense. O projecto pretende reforçar o regadio do Vale da Vilariça, como adianta Berta Nunes, presidente do município de Alfandega da Fé.

“Além de regar alguns terrenos na própria aldeia dos Vilares da Vilariça, vai também reforçar a Barragem da Burga que pertence ao complexo de Barragens do Vale da Vilariça que rega também uma parte do território de Vila Flor e de Alfândega da Fé, na zona de Vilarelhos.

É mais uma candidatura que queremos que tenha sucesso e que seja feita no próximo aviso, ainda neste quadro comunitário.”

O objectivo é apoiar a Associação de Beneficiários do Vale da Vilariça para candidatar o projecto da barragem ao próximo aviso do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020).

“É um investimento de cerca de 11 milhões de euros, e como a associação de regantes não tem recursos para fazer esta candidatura, o protocolo que estamos a fazer serve para apoiá-los de forma a que seja possível fazer essa candidatura e construir mais uma barragem ainda neste quadro comunitário, neste caso nos Vilares da Vilariça, representando mais 11 milhões a acrescentar, no caso de Alfândega, à Barragem de Gebelim e à requalificação do regadio da Camba que são, em conjunto, cerca de 25 milhões.”

Os municípios vão apoiar a Associação de Beneficiários do Vale da Vilariça com 16 mil euros, para a Barragem do Cerejal.

INFORMAÇÃO CIR (Rádio Brigantia)

Relacionados