CDS está preocupado com o aumento de javalis que considera estar a tornar-se “numa praga”

CDS está preocupado com o aumento de javalis que considera estar a tornar-se “numa praga”

O CDS apresentou dois projectos de resolução na Assembleia da República por estar preocupado com o aumento do número de javalis. Os centristas consideram mesmo que se está a tornar numa praga.

Os parlamentares do CDS querem por isso conhecer distribuição territorial da população de javalis e pede valorização da carne de javali, como esclarece a deputada centrista Patrícia Fonseca

“O aumentar da população de Javalis levou-nos a apresentar estes projetos para que seja feito um estudo que faça perceber qual é a dimensão e a dispersão territorial destes animais, mas também para que seja facilitado o abate, não apenas com esperas mas também com batidas. Uma vez que há tanta carne de javali, também é necessário fazer alguma coisa.

Se for possível criar um programa de promoção desta carne, podia surgir uma nova área de negócio e promoção de todas as zonas rurais.”

Outra das recomendações apresentadas ao parlamento é a de criação de seguros para agricultores que tenham registado estragos com animais selvagens

“No que diz respeito aos prejuízos que são provocados nas culturas agrícolas, urge que os agricultores não tenham de estar à espera de um subsídio do Estado. Todas as atividades económicas estão sujeitas a risco, sendo por isso necessário haverem soluções que permitam aos agricultores ter estabilidade nos seus rendimentos.

Por isso, propomos que o Governo promova a criação de um seguro para os agricultores cujas culturas agrícolas sejam alvo de ataques de animais selvagens.”

O CDS sugere ainda que seja aberto um aviso específico do PDR2020 para apoiar a instalação de infraestruturas de proteção de culturas agrícolas de ataques de javalis e outras espécies de caça maior entre outras medidas como campanhas de sensibilização sobre as doenças que afectam os javalis. 

INFORMAÇÃO CIR (Rádio Brigantia)

Relacionados

Comentar