Foi criada na aldeia de Arcas uma associação que promete não deixar morrer as tradições da terra

Foi criada na aldeia de Arcas uma associação que promete não deixar morrer as tradições da terra

Foi recentemente criada na aldeia de Arcas, no concelho de Macedo de Cavaleiros, uma associação que pretende dinamizar as tradições e costumes antigos daquela localidade.
Célia Cornélio, uma das fundadoras da associação, explica que o objetivo é garantir que esses costumes não se perdem com o passar dos anos:

 “É uma associação recente que nós decidimos criar com o intuito de promover e manter as nossas tradições, principalmente aquelas que estão relacionadas com a igreja, como por exemplo a missa do galo, tapete de flores no Corpo de Deus com o qual enfeitamos as ruas, a tradição da bandeira dos mordomos entre outras.

Somos um grupo de jovens e adultos que pretendemos dar um apoio maior às atividades ficando, de certa forma, responsáveis por elas.

Não queremos que as tradições se percam e, por isso, é necessário um maior envolvimento das pessoas.  “

E a primeira intervenção da associação vai acontecer já por altura da Páscoa, adianta Célia Cornélio:

“Tem a ver com a Páscoa e consiste em desenvolver as cerimónias pascais desde a via-sacra, o enterro do senhor, o sábado santo e a visita pascal.”

Uma associação que o presidente da junta da aldeia, José Jecas, espera que além de manter vivas as tradições existentes, consiga também reativar algumas que se foram perdendo, como é o caso dos caretos de Arcas:

“A iniciativa de recuperar todas as tradições é muito boa e nós, junta de freguesia, estamos cá para ajudar.

É bom que renasçam algumas tradições que já estão perdidas no tempo, eu falo nomeadamente dos caretos, que embora estejam muito ligados a Podence, nós também temos essa tradição mas está perdida. Estamos a falar de uma tradição de inverno mas que não tem nada que se pareça com a de Podence. Vamos ter que consultar os mais velhos e tentar fazer com que renasça esta tradição.”

A Associação Núcleo dos Costumes e Tradições de Arcas foi criada há cerca de um mês e promete manter vivas as tradições e costumes da aldeia.

Foto: Freguesia de Arcas (https://www.facebook.com/JuntadeFreguesiadeArcas/)

Escrito por ONDA LIVRE

Relacionados

Comentar