Freguesias do concelho de Macedo têm ginástica gratuita

Freguesias do concelho de Macedo têm ginástica gratuita

A população de todo o concelho de Macedo de Cavaleiros têm agora à disposição aulas de ginásticas gratuitas.

A iniciativa chama-se “Concelho Ativo”, é promovida pela autarquia, e foi recentemente alargada à totalidade das trinta freguesias.

Benjamim Rodrigues, presidente da câmara de Macedo, explica que o objetivo é promover hábitos de vida saudáveis através da atividade física, principalmente nos mais idosos:

“É extremamente importante criarmos condições para que as pessoas tenham atividade física e, ao mesmo tempo, também distraiam a mente. Estamos a falar em lazer e e saúde. Estamos a falar de populações mais idosas, com alguns problemas, inclusive de articulação. Desta forma, mantermos a atividade física, com articulações saudáveis, dinâmicas e adequadas à idade de cada um.”

Atividades que são do interesse da população, que tem aderido de forma positiva:

“Tem havido uma adesão positiva. Algumas das aldeias tinham criado já uma bolsa financeira para poder pagar a professores para ter aulas particulares. Portanto, neste momento, até se dispensa esse esforço financeiro, estamos a falar de pessoas idosas, pessoas reformadas com algumas limitações, e assim estamos a criar condições para que isto seja um privilégio acessível a todos. “

As aulas acontecem uma ou duas vezes por semana em cada freguesia e são concretizadas com a orientação de onze professores de educação física afetos às Atividades de Enriquecimento Curricular (AECs) do concelho.

Escrito por ONDA LIVRE

Relacionados