CIM-TTM vai reduzir preço dos bilhetes e aumentar oferta de transportes públicos na região

CIM-TTM vai reduzir preço dos bilhetes e aumentar oferta de transportes públicos na região

Reduzir o preço de transportes públicos e aumentar a oferta durante o período de férias escolares. É desta forma que a Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes vai utilizar a verba atribuída pelo governo no âmbito do programa de apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos.

O presidente da CIM Terras de Trás-os-Montes, Artur Nunes, explica que os bilhetes e os passes vão ficar 15% mais baratos, quer dentro do concelho, quer entre os diferentes municípios e também a nível regional e que vão ainda reforçar os transportes, no período de férias escolares, altura em que muitas aldeias ficam sem o serviço:

“Um aumento da oferta de serviço em cerca de 40%, num montante global de cerca de 70 mil euros, que é esse o valor que temos atribuído.

Estamos a reforçar as carreiras e podemos também fazer a contratualização das mesmas entre o 15 de junho e 9 de setembro, que é o período de férias.

Se não esgotarmos toda a verba, certamente que iremos reforçar a verba relativamente a esta matéria.”

Artur Nunes afirma que este foi o exercício possível, tendo em conta a verba de 175 mil euros atribuídos pelo governo a esta CIM e voltou a pedir mais dinheiro para este sector:

“O valor que nos foi atribuído de 175 mil euros era muito baixo relativamente àquilo que precisávamos, pois temos aqui um défice ao nível da oferta de transporte.

Temos também uma necessidade muito grande ao nível do transporte público. Nesta primeira fase, o exercício que fizemos foi de perceber quantos operadores estavam a operar aqui na CIM-TTM, o número de utilizadores e a frequência dos mesmos.

Tivemos de adaptar o dinheiro que tínhamos ao próprio serviço.”

A redução tarifária dos transportes públicos nos 9 concelhos da CIM Terras de Trás-os-Montes entra em vigor a 1 Maio. A decisão foi tomada na reunião da Comunidade Intermunicipal.

INFORMAÇÃO CIR (Rádio Brigantia)

Relacionados