Esta noite, recria-se a Via-Sacra em Macedo de Cavaleiros

Esta noite, recria-se a Via-Sacra em Macedo de Cavaleiros

E como é já sido tradição, na noite de Sexta-Feira Santa, recria-se a Via-Sacra em Macedo de Cavaleiros.

Em procissão por algumas ruas da cidade, um grupo de atores vai representar as estações que marcar o trajeto de Jesus Cristo desde a condenação à morte até à ressurreição, que simboliza a Páscoa.

A organização é da Unidade Pastoral de Macedo de Cavaleiros, que desta forma tenta proporcionar um momento de união e reflexão aos cristãos, como refere o padre Eduardo Novo:

“Fazemos esta procissão com o sentido de comunhão, união e oração em que todos os cristãos se reúnem para meditarmos na paixão do Senhor e adorarmos a Sua cruz.

Ao mesmo tempo, colocam-se algumas questões que inquietam os nossos corações: que sentido tem hoje a cruz de Cristo? Ele voltaria a morrer pelo nosso mundo? Quantos ao contemplarem a cruz têm consciência da atualidade deste dom e deste sacrifício de Cristo?

A cruz ocupa o lugar mais nobre e verdadeiro que pode ser reservado com a adoração.

Por isso, se o tempo assim o permitir, vamos percorrer as ruas rezando a Via-Sacra, com o objetivo de deixar que os passos de Jesus sejam os nossos passos, e que a nossa vida se transforme na vida de Jesus, nessa experiência e nesse amor.”

Uma encenação que este ano conta com a Procissão do Encontro, em que saindo de pontos diferente da cidade, Jesus se vai encontrar com Maria, explica o pároco:

“Esta Procissão do Encontro pretende promover a experiência do encontro connosco próprios, com os outros e com Deus. Vai contar com o Senhor dos Passos, que é o Jesus que carrega a cruz, e também com Maria, Senhora das Dores.

O homens sairão da Igreja de São Pedro e as mulheres da Santa Casa da Misericórdia, encontrando-se depois na Praça do Município, para dai caminharmos em oração ao som da Banda do Brinço, até chegarmos à igreja para ai terminarmos com a ressurreição de Cristo.”

A procissão acontece esta noite às 21h na cidade de Macedo de Cavaleiros.

Escrito por ONDA LIVRE

via sacra 2via sacra 3

Relacionados