APADI vai receber 25 mil euros da Missão Sorriso Continente para ajudar utentes a ser mais autónomos

APADI vai receber 25 mil euros da Missão Sorriso Continente para ajudar utentes a ser mais autónomos

A APADI em Bragança foi contemplada com um prémio da Missão Sorriso Continente. A Associação de Pais e Amigos do Diminuído Intelectual vai receber 25 mil euros para poder pôr em prática o projecto Alimentação Sã – Segura e Autónoma.

Com a iniciativa pretende-se equipar a cozinha e o refeitório com uma estação de self-service e com artigos adaptados às necessidades dos utentes, com vista a dar-lhes mais autonomia, como explica Celina Mesquita, da direcção associação e uma das fundadoras da APADI:

“É um equipamento para a cozinha e para o refeitório. Há determinados utensílios que os nossos utentes têm que usar e alguns têm muitas dificuldades nas mãos. As colheres e os garfos têm de ser feitos de outra maneira, adaptados à deficiência deles, assim como os tabuleiros têm que ter um espaço para pôr o copo e o prato. Isso facilita a vida aos nossos utentes que queremos que tenham o máximo de qualidade de vida possível”.

Permitir o desenvolvimento da autonomia ao nível da alimentação e promover a participação activa nesta tarefa da vida diária, contribui também para a melhoria da auto-estima dos utentes da instituição:

“É muito importante porque eles sentem-se felizes ao saber usar mais os utensílios e colaborando. Ficamos muito felizes quando vemos que são capazes de ser mais autónomos.”

Segundo Emílio Calvelhe, director de loja do Continente de Bragança, este é um projecto meritório o que justificou ter sido seleccionado como um dos vencedores:

“Foi um projecto que se apresentou a uma candidatura na Missão Sorriso e por estar tão bem estruturado, foi seleccionado para ganhar um prémio de 25 mil euros. Se as associações que participam tiverem projectos interessantes e seleccionados pela Missão Continente, estamos sempre disponíveis para ajudar as associações das cidades onde temos as lojas implementadas.”

Este serviço self-service será testado com 47 dos 97 utentes, e será replicado posteriormente por toda a entidade, onde são distribuídas cerca de 360 refeições diárias.

INFORMAÇÃO CIR (Rádio Brigantia)

Relacionados

Comentar