Conservatória dos Registos Civil e Predial de Macedo de Cavaleiros encerrada esta semana devido à greve

Conservatória dos Registos Civil e Predial de Macedo de Cavaleiros encerrada esta semana devido à greve

Os serviços da Conservatória dos Registos Civil e Predial de Macedo de Cavaleiros estão encerrados desde segunda e até sexta-feira devido à greve dos trabalhadores dos registos e notariado.

Uma adesão de 100% em Macedo de Cavaleiros, onde por estes dias estão apenas assegurados alguns serviços, nomeadamente casamento civil urgente e entrega de cartão de cidadão urgente, para os quais os cidadãos terão de estabelecer um contacto telefónico cujo número se encontra afixado à entrada dos serviços.

Esta greve foi marcada pelo Sindicato dos Trabalhadores dos Registos e Notariado (STRN) e pela Associação Sindical dos Conservadores dos Registos (ASCR), tem a duração de uma semana e decorre em todo o país.

Segundo a imprensa nacional, no primeiro de greve, a adesão situou-se entre os 85% e os 90%, e que os restantes trabalhadores só não aderiram à paralisação para assegurar os serviços mínimos impostos pelo Governo, que segundo o sindicato que convocou a greve, foram “ilegalmente fixados por um acórdão que se encontra em recurso e já teve pronúncia favorável do Ministério Público”, lê-se no site noticioso Notícias ao Minuto.

O protesto prende-se com a aprovação de um decreto-lei pelo Governo para revisão do estatuto remuneratório dos trabalhadores das carreiras especiais de conservador de registos e de oficial de registos. Estes trabalhadores pedem a promoção de 261 oficiais de registos, a passagem da antiga carreira de escriturário para escriturário superior, melhores condições de higiene e segurança no trabalho e abertura de concursos para todos os lugares vagos.

Escrito por ONDA LIVRE

IMG_2626

 

Relacionados

Comentar