Concertinas animaram noite na Praça das Eiras em Macedo de Cavaleiros

Concertinas animaram noite na Praça das Eiras em Macedo de Cavaleiros

Oiça a peça aqui: 

Foi ao som das concertinas que a Praça das Eiras, em Macedo de Cavaleiros, acolheu mais um Há Música na Praça.
Desta vez a animação ficou a cargo do Grupo de Concertinas do Távora Douro Sul, oriundos da aldeia de Riodades em São João da Pesqueira, que em Macedo se estrearam por terras do Norte com um estilo popular que cada vez atrai mais apreciadores, como refere Carlos Farias, responsável do grupo:

“A concertina, há seis ou sete anos para cá, pelo menos em toda a região do Douro e da Beira Alta, teve um grande desenvolvimento e hoje em dia já há lá grupos em todo o lado.

Vê-se muita juventude atualmente na concertina e no acordeão.”

Do repertório fizeram parte temas variados:

“Temos alguns temas originais que preparei já há algum tempo mas a maior parte são músicas populares, maioritariamente da zona do Minho porque a concertina é mais forte naquela região.

A maioria o povo conhece pois escolhi musicas adequadas para a concertina. “

Há Música na Praça é uma iniciativa da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros que tem cumprido o objetivo de animar algumas noites de verão na cidade, conclui Elsa Escobar, vereadora da cultura do município de Macedo:

“O balanço é positivo. 

Já como o ano passado se viu, as pessoas gostam de ir aos concertos na Praça das Eiras, as noites estiveram bastante boas, melhores até que o ano passado, o que faz com que as pessoas fiquem mais tempo e com agrado.
Sabemos que a população gosta de andar na rua. Como Macedo tem o problema de ter as esplanadas um pouco espalhadas pela cidade, esta é uma maneira de as concentrarmos num espaço agradável para usufruírem de boa música. 
Tentamos ir sempre de encontro a gostos diversificados.
É uma iniciativa  a repetir sempre e esperamos que nos próximos anos possamos ter mais concertos e bandas a atuar, assim como novas orquestras. “

Uma iniciativa que proporcionou duas noites de música numa das praças mais emblemáticas da cidade de Macedo de Cavaleiros.

Escrito por ONDA LIVRE

IMG_2614

Relacionados

Comentar