Quarta Campanha “Castro São João das Arribas” já está a decorrer (Miranda do Douro)

Quarta Campanha “Castro São João das Arribas” já está a decorrer (Miranda do Douro)

Já se encontra a decorrer a quarta campanha do “Castro São João das Arribas”, em Aldeia Nova, no concelho de Miranda do Douro. Depois de uma semana do começo das escavações já foi encontrado material cerâmico, segundo explica Mónica Salgado, directora da escavação:

“Já descobrimos várias estruturas, datadas da antiguidade tardia e alta idade média, tempo de transição entre o século IV e o VI d.C.. Inicialmente este castro, segundo a bibliografia antiga era datável da idade do ferro e posteriormente romanizado no século I d.C., entretanto, todos vestígios que nos estão a aparecer, estruturas e material cerâmico, sobretudo, remontam a essa transição.”

O plano “Castro São João das Arribas” começou em 2016 e este ano vai ser a última campanha uma vez que os projectos arqueológicos duram apenas quatro anos:

“Esta é a quarta e última do projeto. Vai ter que haver aqui um período de interrupção porque os projectos plurianuais em arqueologia costumam durar quatro anos e depois tem que se analisar e estabelecer outro plano de trabalhos.” 

Mónica Salgado sublinha ainda a importância de inserir a população de Aldeia Nova nos trabalhos de investigação:

 “Um dos objetivos é motivar as pessoas e sensibilizá-las para o património que têm ali na aldeia. Convidamos as pessoas da aldeia a irem ter connosco e até podem escavar”.

Tal como nas campanhas anteriores, os voluntários de outros países marcaram presença, bem como os estudantes da universidade de Coimbra, Lisboa e Porto. As escavações começaram no dia 12 de Agosto e terminam a 6 de Setembro.

Foto: Rádio Brigantia 

INFORMAÇÃO CIR (Rádio Brigantia)  

Relacionados