Tomate coração de boi do Douro vai passar a ser comercializado em Lisboa

Tomate coração de boi do Douro vai passar a ser comercializado em Lisboa

O tomate coração de coi do Douro vai começar a ser vendido em Lisboa. O produto tem vindo a ter cada vez mais destaque com a realização de um concurso anual que se realiza na sexta-feira, e que visa precisamente a promoção do tomate. Celeste Pereira, da organização, diz que este é um primeiro passo para a venda do produto noutros mercados e restaurantes gourmet:

“Este ano está-se a iniciar esta venda para Lisboa. Estamos a envolver já um distribuidor de produtos groumet para restaurantes de luxo.

Estamos a dar os primeiros passos este ano e esperamos que no próximo seja possível haver já um abastecimento de algo mais consistente. 

O maior problema deste tomate tem a ver, por um lado com a falta de produtores com alguma dimensão e, por outro lado, com a dificuldade de encontrar condições para transportar o produto.

Esperamos que no próximo ano consigamos aumentar estas vendas.” 

Maria de Lurdes Modesto, conhecida gastrónoma portuguesa é convidada de honra da edição deste ano do concurso tomate coração e boi do douro:

“Achamos que era o momento certo para fazermos uma homenagem a esta grande senhora da gastronomia em Portugal que publicou, até ao momento, 25 livros sobre cozinha tradicional portuguesa, e pelo papel que desempenhou ao longo destes anos todos nesta área. A Maria de Lurdes Modesto é uma fã confessa do tomate coração de boi do Douro, todos os anos lhe temos oferecido tomates com os quais ela faz uma compota que é algo divinal.”

Para ir mais além na promoção do tomate coração de boi, uma dezena de restaurantes de referência da região estão a oferecer ao longo deste mês, nas suas cartas, o tomate coração de boi, simples, ou em pratos que destacam o produto.

O tomate coração de boi do Douro irá começar a ser distribuído para a capital do país, através de um distribuidor de produtos gourmet, entretanto esta sexta-feira realiza-se a IV edição do concurso que promove este produto, e que este ano se realiza na Quinta de Ventozelo, em Ervedosa do Douro, São João da Pesqueira.

INFORMAÇÃO CIR (Universidade FM)

Relacionados