Município de Torre de Moncorvo está a instalar desfibrilhadores automáticos em espaços públicos

Município de Torre de Moncorvo está a instalar desfibrilhadores automáticos em espaços públicos

Por causa da preocupação com a saúde de quem frequenta instalações municipais, tendo em vista a prevenção e aumentando a probabilidade de sobrevivência em caso de paragem cardiorrespiratória, o município de Torre de Moncorvo está a instalar aparelhos de desfibrilhação automática em espaços públicos do concelho. Segundo Vítor Moreira, vice-presidente da autarquia, já foram adquiridos três aparelhos, representando um investimento de cerca de sete mil euros por ano, durante três anos, pelo aluguer e manutenção:

“É a aposta na prevenção que aumenta a probabilidade de sobrevivência em caso de paragem cardiorrespiratória. Nós começamos agora com três desfibrilhadores que são móveis, numa perspetiva de podermos equipar todos os nossos edifícios e locais desportivos com desfibrilhador. Esta nossa preocupação já se arrasta há algum tempo, era uma ideia que o Executivo tinha na preocupação da saúde, para que caso seja necessário estejamos preparados para intervir.” 

No espaço de três anos, a autarquia prevê adquirir perto de 15 aparelhos, num investimento que rondará os 15 mil euros por ano:

“A nossa perspetiva para já é na aquisição de três equipamentos, mas queremos, no futuro, investir em mais. É um grande investimento que fazemos, na ordem dos 6/7 mil euros. Tivemos já a possibilidade de fazer formação a seis técnicos para cada desfibrilhador. É nossa intenção provisionar cada edifício municipal com um destes aparelhos. Quantos mais tivermos, mais barato poderá ficar. Prevemos uma média de 15 mil euros gastos por ano.”   

A aquisição dos aparelhos será feita através de um contrato em regime de aluguer com manutenção e formação incluídas. Os primeiros serão colocados em espaços como no cineteatro, no centro Escolar, no campo de Jogos Dr. Camilo Sobrinho e nas piscinas municipais, quer nas cobertas quer nas ao ar livre.

INFORMAÇÃO CIR (Rádio Brigantia)  

Relacionados