Montalegre prepara-se para receber a primeira Sexta 13 do ano

Montalegre prepara-se para receber a primeira Sexta 13 do ano

Esta edição conta com o apoio de uma marca de cerveja e com 50 mil euros da Turismo do Porto e Norte de Portugal, que assinou ontem protocolo com a câmara de Montalegre.

Esta última, organizadora do evento, marcou para durante a manhã de sexta-feira um fórum do Desporto, Turismo e Território, que vai realizar-se no Espaço Padre Fontes, a sede do Ecomuseu de Barroso junto ao castelo, a partir das 10h30.

Depois, às 13h13 em ponto, é a abertura da Feira do Esconjuro, e começa a animação de rua.

Os jantares embruxados e o espetáculo no palco do castelo à noite são alguns dos momentos altos, e nesta altura já se sente por toda a vila de Montalegre o espírito da Sexta-Feira 13.

Em cada edição, esta festa traz novidade, como nesta também acontece, refere o presidente do município, Orlando Alves:

“Prevemos que seja a maior de todas as edições pois o feedback que nos chega vai todo nesse sentido. 

Vamos ter rua Vitor Branco toda ocupada com esplanadas e com restauração, e dessa forma vamos criar espaços de convívio, uma melhor mobilidade junto de todos os visitantes, e vamos descongestionar a Rua Direita que não deixa de ser sempre um espaço muito vivido pelas pessoas, onde há constrangimentos de toda a espécie.”

Esta edição da Sexta 13 conta também com o patrocínio de uma marca de cerveja e com apoio do Turismo do Porto e Norte de Portugal:

“Manifesto o meu reconhecimento e apreço aos proprietários dos bares que aderiram todos à iniciativa de trabalhar em conjunto com uma marca de cerveja, que vai ajudar a financiar o evento. Além disso, temos pela primeira vez a participação do Turismo do Porto e Norte de Portugal, que também vai financiar este evento de forma significativa, o que para nós é motivador, pois traduz o reconhecimento desta entidade.”

O presidente da câmara de Montalegre recorda ainda que o maior espetáculo de rua de Portugal, a Sexta-Feira 13, foi também certificado como um eco-evento, e vão ser utilizados copos biodegradáveis:

“Vamos tentar fazer uma sensibilização junto de todos os visitantes, que a partir do momento que se deslocam a um bar para beber, terão de comprar um copo feito em material biodegradável, que andará pendurado ao pescoço para ser usado sempre que o pretenderem beber, evitando gastar mais um euro em outro copo.

Vamos abolir os plásticos, dai a ser um eco-evento.”

O primeiro concerto no palco da Praça do Município acontece às 21h e depois à 1h da manhã, e às 23h tem lugar o espetáculo no castelo sob o tema A Esfera.

Segue-se a Queimada com o Padre Fontes e um espetáculo piromusical.

A vila de Montalegre recebe a primeira Sexta 13 do ano agora em setembro, sendo a próxima e última de 2019 no mês de dezembro.

INFORMAÇÃO CIR (Rádio Montalegre)

 

Relacionados

Comentar