Alunos de Desporto do IPB vão fazer parte prática de desportos náuticos no Azibo

Alunos de Desporto do IPB vão fazer parte prática de desportos náuticos no Azibo

Os alunos da licenciatura de Desporto da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança vão passar a praticar desportos náuticos na Albufeira do Azibo, em Macedo de Cavaleiros.

O protocolo foi recentemente assinado entre o IPB e a autarquia local, para que os alunos e professores possam usufruir das instalações do futuro Centro Náutico macedense, a construir na praia da Fraga da Pegada.

Uma colaboração que começa já este ano letivo, explica o vereador do desporto, Rui Vilarinho:

“Nós somos proprietários de um hangar que está sediado no Azibo e vai já acolher todos os bens materiais do IPB, referentes aos desportos náuticos, para que eles comecem já a lecionar aqui as aulas práticas de canoagem.

Este protocolo também ajuda muito na atribuição de pontos para a candidatura que vai ser submetida (PROVERE) agora em setembro, para que possamos fazer o centro náutico com balneários, salas de apoio, assim como salas de musculação.
Este protocolo já fica firmado para que no futuro próximo haja esta parceria entre o IPB e a câmara municipal.”

No Azibo vão ser colocadas várias embarcações e equipamento necessário às aulas, que pode ser utilizado pelo município fora do período letivo:

“O IPB já nos facultou todos os seus equipamentos, para serem utilizados de forma responsável e sempre com vigilância de um profissional, para prática de canoagem.

Nós também vamos adquirir algum equipamento.
Temos ainda a intenção de criar ou apoiar um clube náutico, para que os nossos jovens também comecem a praticar este tipo de desportos.”

O Centro Náutico de Macedo de Cavaleiros representa um investimento de 242 mil euros. O projeto vai ser em breve candidatado ao PROVERE para uma comparticipação de 85%.

Escrito por ONDA LIVRE

Relacionados

Comentar