Até amanhã fala-se de diabetes e as suas complicações no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros

Até amanhã fala-se de diabetes e as suas complicações no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros

“A saúde da mulher com diabetes” foi o tema que inaugurou as IV Jornadas da Diabetes do Nordeste Transmontano, que começaram hoje e terminam amanhã.

Um tema que ainda é pouco discutido mas que carece de grande atenção, explica Raul Sousa, coordenador da unidade funcional da diabetes:

“Todos os anos, quando começamos a planear as jornadas do ano seguinte, pensamos nos temas que serão mais apelativos para trazer gente até nós, sendo que não podemos ser repetitivos.

Nestes últimos três anos optamos pela microangiopatia, e desta vez pensamos na diabetes gestacional, porque é uma situação que embora não seja frequente, exige muitos cuidados dos profissionais de saúde, e porque temos muitas mulheres diabéticas que querem engravidar e por isso temos que lhes dar uma gravidez o mais saudável possível, dentro da sua doença. Este é um tema um pouco diferente para abrir as jornadas.”

 

O dia de amanhã será destinado à nefropatia diabética e à discussão em mesa redonda de casos reais:

“Este ano falamos também do rim, da nefropatia diabética. De manhã, teremos uma mesa redonda com a equipa médica e de enfermagem acerca do cuidado dos doentes, até àqueles que exigem outro cuidado e atenção, como é o caso dos doentes diabéticos que fazem hemodiálise. De tarde, escolhemos fazer duas mesas diferentes, sendo que na primeira estará a unidade coordenadora funcional, e depois daremos voz ao internos de medicina geral e familiar e até de outras especialidades. Será uma espécie de tertúlia com os internos com casos clínicos para discussão como tele-votos, que me parece que será bastante interessante.”  

 

Esta tarde realiza-se um workshop acerca da utilização da insulina e de antibióticos orais no tratamento da diabetes.

As jornadas realizam-se no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros até ao final do dia de amanhã.

 

Escrito por ONDA LIVRE 

Relacionados

Comentar