Bebé nasce em ambulância na aldeia de Vilar do Monte (Macedo de Cavaleiros)

Bebé nasce em ambulância na aldeia de Vilar do Monte (Macedo de Cavaleiros)

Diana não quis esperar e nasceu esta noite, dentro de uma ambulância, na aldeia de Vilar do Monte, no concelho de Macedo de Cavaleiros.

Os Bombeiros Voluntários de Macedo receberam o alerta cerca da meia-noite e meia e quando chegaram ao local perceberam que já não havia tempo para seguir viagem até ao hospital, como conta Gualter Castro, bombeiro da Corporação Macedense:

“Ao chegar a casa da parturiente verificámos que já tinha feito rompimento da bolsa de águas e estava com contrações de cinco em cinco minutos. Retiramo-la da habitação para a nossa ambulância e fizemos nova avaliação. Foi quando percebemos que as contrações já estavam a acontecer de dois em dois minutos. Entrei em contacto com o CODU, que me informou que a VMER do Heli 3 estava em caminho e encontramos-nos à entrada da aldeia. Verificamos que não dava para seguir e o parto foi feito na ambulância. Correu tudo bem e depois de estabilizada a bebé e a mãe, seguimos viagem para o hospital.”

 

A mãe e a bebé estão em observação no hospital de Bragança mas ambas se encontram bem.

O parto foi realizado por dois bombeiros e ainda um médico e enfermeiro da equipa da VMER do Heli 3. Gualter Castro não esconde a satisfação de mais uma missão bem cumprida:

 

“No meio de tanto caos, por vezes conseguimos ter estas alegrias.” 

 

Só este ano, este é já o terceiro caso de um bebé que nasce fora do hospital. Em janeiro, um pai fez o parto da própria filha dentro do carro e em fevereiro outra criança veio ao mundo numa ambulância dos bombeiros de Mirandela. Ambos os casos aconteceram em plena A4.

 

Foto: Facebook AHBVMC  

Escrito por ONDA LIVRE 

Relacionados