Hospital de campanha de Bragança deve começar a funcionar no final da semana

Hospital de campanha de Bragança deve começar a funcionar no final da semana

O município de Bragança instalou um hospital de campanha junto à unidade hospitalar da cidade. Prevê-se que comece a funcionar até ao final desta semana O espaço vai receber em exclusivo doentes infectados com Covid-19 e terá 20 camas. O presidente da câmara de Bragança, Hernâni Dias, considera que é essencial disponibilizar este apoio:

“No final esta semana o hospital campanha já estará pronto. O ideal seria que não tivéssemos necessidade de o ocupar, seria sinal de que não haveria doentes para serem socorridos.”

Para já os doentes com Covid-19 internados no hospital de Bragança encontram-se no edifício do serviço de medicina interna, separado do bloco principal da unidade de saúde e aqueles em estado mais graves nos cuidados intensivos, que tem 16 camas disponíveis.

Numa visita às obras do hospital de campanha, o presidente da câmara entregou também material de protecção individual para uso do hospital:

“Conseguimos entregar 20 mil protecções para os pés e 3500 toucas.”

O autarca Hernâni Dias inquiriu ainda sobre as necessidades de material no hospital que passam por ventiladores e equipamento de protecção individual. E lamentou também que não seja possível realizar os testes na região:

“Um atraso no conhecimento dos resultados que pode ser um problema maior na forma de actuação mais atempada nos casos identificados.”

Em Bragança para além da capacidade instalada e do novo hospital de campanha, serão ainda disponibilizadas 80 camas na pousada da juventude para, numa fase posterior, no caso de ser necessário, isolar pacientes com a doença mas com sintomas menos graves. Numa segunda linha de apoio serão ainda disponibilizados pavilhões municipais para internamento de doentes.

INFORMAÇÃO E FOTO CIR  (Rádio Brigantia) 

Relacionados

Comentar