Rui Sousa apresenta este domingo mais um livro sobre uma das freguesias do concelho macedense

Rui Sousa apresenta este domingo mais um livro sobre uma das freguesias do concelho macedense

“Chacim – Espaço de Lendas, Terra do Mordomo-mor do Rei”, é o sexto livro de um projeto de 30 que se destina a apresentar a história de todas as freguesias do concelho de Macedo de Cavaleiros.

Rui Sousa começou a apresentar este trabalho em 2018 mas há mais de 20 anos que se dedica a este estudo:

“Isto é uma investigação que é levada a cabo já há 25 anos. Estudo o meu concelho desde que li um livro, a única monografia sobre o concelho macedense, e nessa altura achei que a minha cidade devia ter mais história do que a que se conta.”

 

Desta vez, debruça-se sobre a aldeia de Chacim e convida todos a participarem nesta “viagem”:

“Chacim tem uma peculiaridade que é Balsamão, e muitos poucos sabem que antes de ser um convento, foi uma aldeia. Utilizei uma frase que é Chacim e Balsamão como nunca foram contados. Apelo a todos que vão conhecer a história da vossa terra e que se orgulhem. O que me impressiona positivamente é que as pessoas de cada uma das freguesias onde já foram apresentados os livros demonstram um grande interesse pela história da sua terra. Eu noto que quando aprendem mais um pouco, ficam orgulhosas.”

 

Entretanto, já foram apresentados os livros referentes às freguesias de Lamas, Lamalonga, Macedo de Cavaleiros, Sezulfe e Cortiços. Este domingo, às 14h30, na Casa do Povo, descobre-se Chacim como nunca foi contado.

 

Escrito por ONDA LIVRE 

Relacionados

Comentar