Município de Bragança comparticipa sanidade animal e reduz preço do abate no matadouro municipal

Município de Bragança comparticipa sanidade animal e reduz preço do abate no matadouro municipal

O município de Bragança vai apoiar os criadores pecuários do concelho com a comparticipação na totalidade das vacinas obrigatórias para bovinos, ovinos e caprinos. 73 mil euros é a despesa com este apoio sanitário, sendo o maior valor disponibilizado pela câmara em 2020.

O sector foi afectado pela pandemia, com quebras acentuadas da venda de carne. A medida é, por isso, considerada particularmente importante pelo presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias:

“É uma forma de incentivar também outros produtores a entrarem na actividade e fazermos com que aqueles que têm os animais possam manter a sua actividade.”

Serão abrangidos os cerca de 850 produtores do concelho e 3 mil bovinos e 30 mil pequenos ruminantes.

Também para atenuar os efeitos da Covid-19 no sector pecuário, a câmara reduziu para metade os preços dos abates no Matadouro Municipal.

O presidente da Associação de Criadores de Gado de Bragança, Amadeu Fernandes, valoriza o apoio sanitário, que acontece pelo segundo ano, e que vai permitir algum alívio no orçamento dos produtores:

“Este dinheiro vai ser poupado e por isso os produtores podem fazer investimentos noutros problemas que tenham.”

Segundo o município de Bragança, com a crise pandémica houve uma quebra de 80% nas vendas de carne A Associação de Criadores de Gado de Bragança diz que não tem números sobre a diminuição de consumo, mas reconhece que o sector se ressentiu.

O Município de Bragança vai apoiar a actividade pecuária do concelho, através da comparticipação da sanidade animal e redução do preço de abate no matadouro municipal. O que, juntando às obras nestas instalações, representa um investimento global de mais de 221 mil euros.

INFORMAÇÃO CIR (Rádio Brigantia)

Relacionados