Macedo de Cavaleiros tem no terreno operação de mais de 500 mil euros para a inclusão social

Macedo de Cavaleiros tem no terreno operação de mais de 500 mil euros para a inclusão social

Ao longo dos próximos cerca de três anos, o concelho de Macedo de Cavaleiros tem no terreno um projeto de mais de meio milhão de euros para a inclusão social.

Trata-se da 4ª geração dos Programas de Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS-4G) designado como Operação Colmeia que vai permitir abranger 1074 pessoas de forma direta.

A operação assenta nos três eixos identificados como prioritários no concelho, ou seja, emprego, formação e qualificação, intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil, e ainda a promoção do envelhecimento ativo e apoio à população idosa.

O coordenador técnico do projeto, Ricardo Bernardo, refere aquilo que querem mudar ao longo dos próximos 36 meses:

“Que tenhamos uma taxa de empregabilidade maior, que todos os desempregados em sede de candidatura tenham noções e competências do que é uma técnica de procura ativa de emprego, que se favoreça a criação do próprio emprego, do autoemprego e do empreendedorismo. Posteriormente, queremos que as famílias consigam ter mais conhecimentos sobre direitos e deveres de cidadania, entre outros aspetos.

Vamos apostar também muito na articulação entre as escolas e as famílias, os que os pais querem e o que as escolas podem oferecer, e que a nossa população idosa tenha atividades implementadas fora da sede de concelho, descentralizando as de animação socioculturais aos idosos distantes da cidade.”

O Projeto Colmeia tem 13 atividades de implementação obrigatória e 36 metas a atingir.

O projeto é uma parceria entre a Santa Casa da Misericórdia de Macedo de Cavaleiros, que é a entidade executora, e a autarquia, que tem o papel de promotora. Resulta de uma candidatura ao Programa Operacional de Inclusão Social (POIS) que financia a verba destinada à operação.

António José Vaz, vice-provedor da Santa Casa, refere o que há de novo neste quarto projeto:

“A Santa Casa tem como grande missão de apoio social e este tipo de projetos já começou há 15 anos.

Talvez neste haja um pouco mais de inovação na parte ligada ao eixo 1, visando muito a parte mais empresarial, no sentido de ir buscar e colher algum apoio ao mundo das empresas, no sentido de conseguir integrar e criar espaço para algum emprego.”

Foi um dos projetos aprovados com maior pontuação a nível nacional e não teve qualquer corte orçamental.

A vice-presidente da autarquia de Macedo, Elsa Escobar, sublinha a importância do projeto para a população mais idosa:

Há várias atividades que visam ocupar os tempos livres, ajudar os idosos a envelhecer de uma forma mais saudável e ativa, sobretudo ao nível psicológico, o que é muito importante para não terem problemas que são, muitas vezes, associados à idade, como a depressão e as demências. A autarquia vai fazer sempre um acompanhamento muito próximo do trabalho com a equipa que desenvolve o projeto.

Infelizmente, devido à Covid-19, o projeto está a começar um pouco mais tarde do que o previsto e há atividades que vão ter de sofrer alterações, visto que implicam um contacto muito próximo com as populações e agora, dada a contingência que a pandemia criou, teremos de rever algumas. “

A Operação Colmeia arrancou ontem em Macedo de Cavaleiros e conta com um coordenador e três superiores técnicos.

Há projetos do género aprovados para começar em todos os concelhos do distrito de Bragança.

Escrito por ONDA LIVRE

Relacionados